A Nissan do Brasil Automóveis ousa novamente ao trazer para o mercado brasileiro o cupê esportivo 350Z. Considerado um mito entre os carros esportivos, ele resgata a tradição da Nissan em produzir veículos que aliam tecnologia, “design” e desempenho.

Com o lançamento do 350Z, na segunda quinzena de junho, a Nissan passa a oferecer aos clientes brasileiros ampla gama de modelos, atualmente composta pela picape Frontier (cabine simples e cabine dupla), e pelos utilitários esportivos Xterra e Pathfinder, este último importado.

O novo cupê esportivo é uma releitura do primeiro Z (o 240), lançado há 35 anos. O 240Z, um produto de alta performance com excelente relação custo-benefício, transformou-se num sucesso de vendas. Lançado comercialmente em agosto de 2002, o Nissan 350Z rapidamente tornou-se o carro do segmento mais vendido nos Estados Unidos. Só em 2003 foram comercializadas 36.728 unidades no mercado norte-americano.

Seu conjunto de capô, teto e traseira é relativamente horizontal e contínuo, dando a sensação de que o centro é uma peça única. A subida da traseira fornece ao carro aerodinâmica. Seu “cockpit” estabelece claramente o veículo como um esportivo de dois lugares intimista e dá um tratamento de formas quadradas à janela traseira, remanescente do 240Z.

O interior do 350Z mantém o máximo de largura da cabine onde estão posicionados os bancos do condutor e do passageiro, estreitando-se como uma lancha de corrida nas extremidades dianteira e traseira para ampliar a sensação de esportividade. O “design” de traseira curta é acentuado pelo espaço para bagagem funcional.

Seu painel de instrumentos inclui três mostradores que se movem junto com o volante, de modo independente do painel. O “design” dos bancos é assimétrico, para permitir que o banco do motorista dê total apoio ao corpo, enquanto o banco do passageiro é mais orientado para o conforto. O uso de alumínio escovado para o acabamento dos instrumentos e maçanetas ressalta a alta qualidade e requinte no acabamento.

A alma e o coração de qualquer carro esportivo é o seu motor. Com isso em mente, os engenheiros do Z o equiparam com um motor de 3,5L V6 24 válvulas que produz 280 cv @ 6.200 rpm e gera 37.0 kgf.m @ 4,800 rpm, que segundo a montadora, faz de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos e atinge a velocidade máxima ? limitada eletronicamente ? de 250 km/h.

No Brasil, serão comercializados inicialmente veículos nas cores prata metálico, preto e vermelho, as duas últimas sólidas. Considerando-se a potência do motor e equipamentos de série disponíveis, os concorrentes do Nissan 350Z são o Audi TT Quattro, a BMW Z4, a M-Benz SLK 320 e o Porsche Boxster S. E seu preço sugerido é de R$ 228.000,00.

continua após a publicidade

continua após a publicidade