A convite da Nissan do Brasil Automóveis, o Jornal do Automóvel esteve em Interlagos (SP), no dia 1.º de junho, para participar do Quatro Rodas Experience 2007, pilotando o mito 350Z. Mas foi difícil segurar o ímpeto e não pisar até o fundo no acelerador, para checar se ele chega mesmo aos 250 km/h, como indica a montadora. Infelizmente, regras foram feitas para serem cumpridas, então vamos à avaliação.

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O novo cupê esportivo é uma releitura do primeiro Z, lançado há 35 anos. O 240Z já tinha a proposta de ser um produto de alta performance, com excelente relação custo-benefício, o que o transformou num sucesso de vendas. Os modelos que foram lançados nas décadas seguintes sempre apresentaram para o público características como paixão, desempenho, design inovador e prazer ao dirigir.

Estes valores foram resgatados no novo Nissan 350Z, no qual cada detalhe – do design à estrutura, do ruído do motor ao sistema de segurança – foi pensado para que esse seja o melhor Z da história e atenda plenamente às necessidades de seus proprietários. Para a Nissan do Brasil, o 350Z é fundamental na construção e consolidação da marca como ousada e consciente.

O visual arrojado do 350Z, moderno e atraente, chamava a atenção de todos que estavam no Autódromo Internacional de Interlagos, até mesmo na pista, procurando sempre alcançá-lo. Esse esportivo certamente combina com a personalidade do seu público, ousado e consciente. Mas no percurso, não pudemos ultrapassar os 120 km/h, estipulados pelos organizadores, para manter a segurança.

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Então, aproveitamos para avaliar a "alma" deste puro-sangue, mantendo a velocidade indicada, também na parte mista do circuito. Aí sim, deu para perceber que aquele motor 3.5, V6 com 280 cv de potência, acelera forte e tem retomadas rápidas, dando muitas vezes a impressão de que pilotávamos um kart, tamanha a estabilidade e segurança que o 350Z entrava e saía das curvas.

No Brasil, o Nissan 350Z tem preço sugerido de R$ 230 mil e vem com vários itens de série, tais como bancos de couro com aquecimento, vidros, travas e espelhos elétricos, direção hidráulica, ar-condicionado, computador de bordo, faróis com lâmpada de xenônio e rodas de liga leve aro 18, entre outros. Agora, ficamos no aguardo do esportivo para teste, prometido pela montadora, onde certamente poderemos falar mais desta poderosa máquina. (BN)

Ficha técnica

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MOTOR: Marca / Modelo: Nissan / VQ35DE

Comando de válvula: DOHC

Orientação: Longitudinal

Número de cilindros e disposição: 6 em V com CVTCS (continuous variable Valve Timing Control System) e pistões revestidos com molibidênio

Número de válvulas: 4 por cilindro

Composição bloco / cabeçote: Alumínio / alumínio

Volume total ou cilindrada: 3.498 cm3 (3.5L)

Diâmetro x Curso: 95.5 mm x 81.4 mm

Taxa de compressão: 10.3:1

Rotação máxima do motor: 6.600 rpm

Potência máxima (ISO – ABNT): 280 cv (206kW) a 6.200 rpm

Torque máximo: 37,0 Kgf.m (363N.m) a 4.800 rpm

SISTEMA DE FREIOS:

Tipo: Disco Ventilado, 4 pistões/pinça

Controle de freio: Hidráulico (vácuo)

ABS: Série nas quatro rodas

Freio de estacionamento: Manual no console central

SUSPENSÃO

Dianteira: Em alumínio, tipo multi-link independente

com barras anti-torção e estabilizadora

Traseira: Em alumínio, tipo multi-link independente com barra estabilizadora

CAPACIDADES

Tanque de combustível: 80 litros

Capacidade de carga volumétrica – Porta malas: 192 litros

PERFORMANCE:

Velocidade máxima (limitador eletrônico): 250km/h

Aceleração (0 a 100 km/h) : 5,9s

Consumo (Urbano/Rodoviário): 5,2km/l / 6,9km/l

Coeficiente aerodinâmico (CX): 0,29