A convite da Nissan do Brasil Automóveis, o Jornal do Automóvel esteve em Interlagos (SP), no dia 1.º de junho, para participar do Quatro Rodas Experience 2007, pilotando o mito 350Z. Mas foi difícil segurar o ímpeto e não pisar até o fundo no acelerador, para checar se ele chega mesmo aos 250 km/h, como indica a montadora. Infelizmente, regras foram feitas para serem cumpridas, então vamos à avaliação.
O novo cupê esportivo é uma releitura do primeiro Z, lançado há 35 anos. O 240Z já tinha a proposta de ser um produto de alta performance, com excelente relação custo-benefício, o que o transformou num sucesso de vendas. Os modelos que foram lançados nas décadas seguintes sempre apresentaram para o público características como paixão, desempenho, design inovador e prazer ao dirigir.
Estes valores foram resgatados no novo Nissan 350Z, no qual cada detalhe – do design à estrutura, do ruído do motor ao sistema de segurança – foi pensado para que esse seja o melhor Z da história e atenda plenamente às necessidades de seus proprietários. Para a Nissan do Brasil, o 350Z é fundamental na construção e consolidação da marca como ousada e consciente.
O visual arrojado do 350Z, moderno e atraente, chamava a atenção de todos que estavam no Autódromo Internacional de Interlagos, até mesmo na pista, procurando sempre alcançá-lo. Esse esportivo certamente combina com a personalidade do seu público, ousado e consciente. Mas no percurso, não pudemos ultrapassar os 120 km/h, estipulados pelos organizadores, para manter a segurança.
Então, aproveitamos para avaliar a "alma" deste puro-sangue, mantendo a velocidade indicada, também na parte mista do circuito. Aí sim, deu para perceber que aquele motor 3.5, V6 com 280 cv de potência, acelera forte e tem retomadas rápidas, dando muitas vezes a impressão de que pilotávamos um kart, tamanha a estabilidade e segurança que o 350Z entrava e saía das curvas.
No Brasil, o Nissan 350Z tem preço sugerido de R$ 230 mil e vem com vários itens de série, tais como bancos de couro com aquecimento, vidros, travas e espelhos elétricos, direção hidráulica, ar-condicionado, computador de bordo, faróis com lâmpada de xenônio e rodas de liga leve aro 18, entre outros. Agora, ficamos no aguardo do esportivo para teste, prometido pela montadora, onde certamente poderemos falar mais desta poderosa máquina. (BN)
Ficha técnica
MOTOR: Marca / Modelo: Nissan / VQ35DE
Comando de válvula: DOHC
Orientação: Longitudinal
Número de cilindros e disposição: 6 em V com CVTCS (continuous variable Valve Timing Control System) e pistões revestidos com molibidênio
Número de válvulas: 4 por cilindro
Composição bloco / cabeçote: Alumínio / alumínio
Volume total ou cilindrada: 3.498 cm3 (3.5L)
Diâmetro x Curso: 95.5 mm x 81.4 mm
Taxa de compressão: 10.3:1
Rotação máxima do motor: 6.600 rpm
Potência máxima (ISO – ABNT): 280 cv (206kW) a 6.200 rpm
Torque máximo: 37,0 Kgf.m (363N.m) a 4.800 rpm
SISTEMA DE FREIOS:
Tipo: Disco Ventilado, 4 pistões/pinça
Controle de freio: Hidráulico (vácuo)
ABS: Série nas quatro rodas
Freio de estacionamento: Manual no console central
SUSPENSÃO
Dianteira: Em alumínio, tipo multi-link independente
com barras anti-torção e estabilizadora
Traseira: Em alumínio, tipo multi-link independente com barra estabilizadora
CAPACIDADES
Tanque de combustível: 80 litros
Capacidade de carga volumétrica – Porta malas: 192 litros
PERFORMANCE:
Velocidade máxima (limitador eletrônico): 250km/h
Aceleração (0 a 100 km/h) : 5,9s
Consumo (Urbano/Rodoviário): 5,2km/l / 6,9km/l
Coeficiente aerodinâmico (CX): 0,29