Com três autódromos internacionais (Curitiba, Londrina e Cascavel) e diversos kartódromos espalhados por todo o estado, o Paraná vem mantendo a escrita de revelar grandes pilotos para o automobilismo mundial.
Aqui iniciaram suas carreiras Raul Boesel, Maurício Gugelmin, José Cordova, Pedro Muffato, Milton Sperafico, Ricardo Zonta, Tarso Marques, Enrique Bernoldi, David Muffato, Alceu Feldmann, Lico Kaesemodel, Ricardo e Rodrigo Sperafico, entre inúmeros outros pilotos de ponta.
Em 2009, começou a ser lapidado mais um talento. Nicolas Kauan Gatto (Decolor Tintas/Revest Lar), que participou de sua primeira corrida em maio do ano passado, aos 12 anos, no meio das “feras” da categoria RD 135 “A” e foi ao pódio na quinta posição.
Com o auxílio técnico e incentivo do experiente preparador Beto Gaúcho, deu muito trabalho aos adversários, chegando a ser jogado para fora da pista duas vezes, mas não se abateu e em boa corrida de recuperação, cruzou a linha de chegada em quinto lugar. Nas provas que disputou, Nicolas correu na RD 135 “A”, com motores mais potentes, porque não havia nenhum piloto inscrito na categoria ideal para a sua idade, a Júnior Menor.
De lá para cá, foram várias disputas, onde Nicolas Gatto (Decolor Tintas/Revest Lar) conquistou o título da Copa Sul de Kart e Iratiense, na categoria Five Star, venceu a Copa Guatupê, faturou as “100 Voltas de Verão”, em dupla com o piloto Luciano Marques, e, foi campeão da Copa Itaqui, disputada em quatro etapas, correndo na categoria Força Livre.
Em dezembro, correu uma etapa em União da Vitória, onde fez a pole position, venceu a prova, marcou a volta mais rápida e estabeleceu o novo recorde da pista, com o tempo de 36s000.
Para a temporada 2010, Nicolas Gatto (Decolor Tintas/Revest Lar) sonha dar vôos mais altos e pretende participar dos Campeonatos Paulista, Paranaense, Brasileiro, Sul Brasileiro e Copa Brasil, na categoria Júnior Menor, com pilotos de sua idade.
“No ano passado, fiz alguns treinos em Interlagos, no Campeonato Paulista Light, visando a temporada 2010. A pista é muito rápida e técnica, onde certamente teremos um ano muito disputado, mas acredito que com o mesmo trabalho sério desenvolvido pela minha equipe, poderei brigar por mais vitórias nesta temporada”, concluiu Nicolas Gatto. (BN).