De compacto popular o New Fiesta Hatch não tem nada. O novo “hatch” da Ford vem do México, equipado com motor brasileiro, com “status” de carro Premium, ou seja, com nível de acabamento melhor e pacotes de itens de série e opcionais completos.
O visual do New Fiesta é moderno e sugere esportividade. A frente em cunha, com inclinação acentuada desde o pára-brisa ao capô, proporciona aspecto aerodinâmico. A grade frontal simples e estreita tem o oval azul da marca no centro. A entrada de ar maior fica na parte inferior do pára-choque, que raspa com freqüência em entradas e saídas de rampas.
Seus faróis de duplo refletor têm forma alongada e triangular, espichando pelas laterais. O New Fiesta Hatch tem linha de cintura elevada e teto arqueado, com descaída acentuada na traseira. E na sua traseira, o vidro menor prejudica a visibilidade, mas grandes lanternas triangulares dão equilíbrio ao desenho. Tem porta-malas com volume razoável e o espaço interno é bom para quatro pessoas. O meio do banco traseiro é limitado e falta o apoio de cabeça, apesar de ali ter cinto de segurança de três pontos retrátil.
Na frente a posição de dirigir é boa, favorecida pelos bancos envolventes. O acabamento interno é de boa qualidade, Plástico e tecido nos painéis das portas completam o ambiente. Os instrumentos com fundo preto são de fácil visualização e um visor digital com computador de bordo fornece todas as informações necessárias. O motorista tem ainda a sua disposição os comandos do som no volante. O “hatch” mexicano tem coração brasileiro.
Movimenta o New Fiesta, um motor 1.6 16V flex com câmbio manual de cinco marchas, ambos produzidos em Taubaté (SP), que lhe proporcionam bom desempenho. Com bom torque em baixas rotações, o motor cumpre bem o seu papel, mesmo com o ar-condicionado ligado, garantindo arrancadas e retomadas eficientes. É áspero acima de 3.000rpm, mas com bom rendimento. As relações da transmissão estão bem definidas e os engates do câmbio são macios.
Quanto ao consumo, o computador de bordo acusou 9,2 km/l na cidade e 13,0 km/l na estrada, com gasolina. Com etanol, 7 km/l na cidade e 10,5 km/l na estrada. O New Fiesta é um carro seguro e prazeroso de dirigir. É firme em curvas e não decepciona no conforto, filtrando bem as do solo. A direção com assistência elétrica proporciona agilidade na cidade e segurança nas estradas. Os freios atuam de forma eficiente quando exigidos. O New Fiesta só assusta pelo preço, um tanto quanto acima da concorrência e muito próximo do seu irmão maior, o Ford Focus, de segmento superior.
Veja galeria de fotos do New Fiesta Hatch. |
Veja galeria de fotos do New Fiesta Hatch.