New Fiesta está nas revendas brasileiras

O Jornal do Automóvel esteve em Detroit, nos Estados Unidos, a convite da Ford, para a apresentação do mais importante lançamento da empresa em 2010: o New Fiesta.

O modelo, que corresponde à sexta geração global (para alguns, seria a sétima geração) do modelo lançado em 1976, ou a quarta desde sua chegada ao Brasil em 1995, às concessionárias do País no final do mês com preço inicial de R$ 49.900. A imprensa sul-americana foi recebida pela diretoria da Ford Brasil e Mundial, em Dearborn, sede mundial da empresa e logo após participou dos tradicionais testes de avaliação do lançamento, que se enquadra na nova filosofia implantada pelo CEO Alan Mulally do “One Ford”, plano que elaborou e implantou numa escala global, com o qual pretende uma grande transformação nos negócios da Ford em todo o mundo.

Produzido na unidade industrial da empresa em Cuautitlan, no México, o veículo começou a ser exportado para o mercado norte-americano e chegará às revendas da marca no Brasil até o final deste mês, de acordo com a Ford, enquadrado num segmento superior, sedan “premium”, na faixa de 50 mil reais.

Dessa forma, o lançamento não entrará em conflito com o Fiesta 2011, produzido na Bahia, que continuará sendo vendido, agora, com o nome de Fiesta Rocam, uma alusão ao motor que o equipa.

Tudo indica que, a partir de 2012, o New Fiesta também será produzido na unidade de Camaçari o que dará um ganho de economia de custos na exportação do motor Sigma, produzido em Taubaté, que equipa o novo veículo mexicano e na importação do carro completo.

Os principais detalhes do New Fiesta, versão SE, além do moderno design e conforto interno são o ar-condicionado, direção com comando elétrico, câmbio manual de 5 velocidades, faróis espichados, pára-brisa bem inclinado, rodas de liga aro 15, computador de bordo, alarme e rádio CD player com porta auxiliar, tudo de linha.

O modelo “top”, R$ 5.000 mais caro, vem equipado com bancos de couro e sete “air-bags”, um deles para o joelho do motorista. O motor do New Fiesta é da família Sigma, produzido na fábrica da empresa em Taubaté/SP (recém-lançado no Brasil) com 1.6 cc, 16 válvulas, para ser utilizado com gasolina ou etanol, o mesmo do atual Focus. Utilizando etanol como combustível chega aos 115 cv de potência.

A capacidade do porta-malas é de 440 litros. Importante destacar que a produção do Fiesta no Brasil teve início em 2002, em Camaçari/BA e em julho de 2010, a marca comemorou a produção acumulada da ordem de 1 milhão de unidades.

O preço, na realidade, inicia em R$ 49.900, indo a R$ 50.150, na versão intermediaria e chegando a R$ 53.500, na “top” de linha com bancos de couro. Por enquanto não terá câmbio automático.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo