Se o New Civic é o sonho do desejo de muitos, sua versão esportiva será muito mais. Estamos nos referindo ao New Civic Si que a Niponsul, no próximo fim de semana, durante Happy Day Social, estará apresentando a jornalistas, clientes, frotistas e amigos.

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Certamente seu "design" agradará aos aficionados por modelos esportivos.

E chamará a atenção por onde passar. Na dianteira está presente o DNA do Civic. Capô caído para frente com a pequena grade do radiador entre o conjunto ótico.

O logotipo "H" está localizado na parte central da grade, e a identificação Si, do lado direito. Completa o visual da dianteira o amplo e robusto pára-choque pintado na cor do carro, com outra grade na parte inferior, onde foram inseridos os faróis de neblina.

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Na traseira, os estilistas capricharam mais nos itens esportivos, começando pelo aerofólio colocado logo acima da tampa do porta-malas e pela ponteira do escapamento cromada. Mas há detalhes que chamam a atenção na parte de trás do carro, como o amplo pára-choque e o "design" das lanternas, cortadas pela tampa do porta-malas. Seu desenho acompanha a linha da parte superior da tampa. Ficou realmente muito bonito.

Visto de lateral, o Civic também agrada. Há um friso na parte inferior das portas dianteiras e traseiras, com a identificação i-VTEC DOHC na porta de trás. As maçanetas e retrovisores externos são pintados na cor do carro. Falando em retrovisores, para maior segurança, há nas pontas, a luz indicadora de direção, ou seja, o famoso "pisca".

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A esportividade também foi pensada na parte interna do Civic Si. Os bancos esportivos, tipo concha, lembram os de corrida e certamente farão com que o proprietário se sinta realmente um "piloto".

Mas há muito mais: as pedaleiras em alumínio e aço escovado espalhado pelo interior, no pomo da alavanca do câmbio, no volante, nas portas… tudo remete à esportividade.

O painel segue a linha da versão LXS, mas ganhou iluminação em vermelho – cor da esportividade. O painel de instrumentos tem dois níveis, que mantêm a iluminação por meio da tecnologia LED.

Na parte superior, o motorista encontra o velocímetro e os medidores de combustível e temperatura do motor.

No campo inferior estão conta-giros, hodômetro digital, avisos sonoros e indicador de temperatura externa. Novidade: a introdução do "shift light", uma luz que indica no próprio painel a aproximação da rotação de potência máxima do motor (piscando) e do limite máximo (acessa constante). Até que, se o motorista não responder ao comando, corta o giro do motor, por segurança. (BN)

OLHO CLÍNICO

Com seu "design" voltado para a esportividade, seu ótimo desempenho, excelente conjunto e pelo conforto oferecido para motorista e passageiros, o Honda Civic Si tem tudo para agradar ao consumidor. Tem até o ronco esportivo do escapamento, geralmente procurado pelo comprador nesse segmento.

A montadora japonesa explica, entretanto, que esse ronco mais esportivo acontece a partir dos 7.000 rpm.

E para que os jornalistas conhecessem o desempenho do Civic Si e sentissem todas as suas reações, a Honda do Brasil escolheu para o "test drive" a pista do Autódromo de Interlagos, em São Paulo. Dar apenas duas voltas na pista de Interlagos, (acompanhado por um piloto), sem poder passar pela reta dos boxes acelerando e nem fazer o "S" do Senna, foi muito pouco para poder se analisar um automóvel.

Mas enfim, acertou! Evitou possíveis exageros dos mais entusiasmados. O carro é agradável de guiar, ou melhor, de "pilotar". Tem um excelente conjunto e, se o motorista quiser realmente sentir as saídas de traseira nas curvas mais fortes, precisa desligar no painel o botão do VSA (Vehicle Stability Assist), que incorpora assistência a estabilidade do veículo e controle de tração. Um sistema que corrige os erros do piloto e o coloca na rota novamente. Ou seja, errar mesmo, só desligando o VSA, ou abusando de vez.

Aí não há sistema que dê jeito. Para movê-lo os engenheiros da montadora japonesa optaram pelo motor i-VTEC DOHC (Double Overhead Camshaft), de 4 cilindros, 16 válvulas, 2.0 litros, que desenvolve 192 cavalos de potência máxima a 7.800 rpm e 19,2 mkgf de torque máximo a 6.100 rpm com uma taxa de compressão de 11:1.

Durante o percurso, pudemos sentir quanto o veículo é ágil, bom de retomadas e claro, tem freios eficientes. E não poderia ser diferente, já que é necessário um bom sistema de freios para parar os 192 cavalos do Si. De acordo com a Honda, os freios do novo Civic contam com ABS de quatro canais e EBD, para melhor controle da traseira nas frenagens mais fortes. Os discos de freio são maiores em relação às versões LXS e EXS, com 260 mm de diâmetro.

Ponto positivo, também, para a transmissão manual de seis velocidades dotada de diferencial com deslizamento limitado LSD (Limited Slip Differential), que distribui melhor o torque tanto em curvas como em arrancadas, e privilegia o desempenho, sem esquecer do conforto.

Essa bela máquina, o Civic Si, equipado com motor i-VTEC de 4 cilindros de 192 cv e transmissão manual de seis velocidades tem preço sugerido de R$ 99.500,00 (base São Paulo), com garantia de três anos e que está sendo oferecido apenas em três cores: Vermelho Rally Sólido, Preto Nighthawk Perolizado e Prata Global Metálico. O New Civic Si é de fato um puro-sangue. (BN)