Se o New Civic é o sonho do desejo de muitos, sua versão esportiva será muito mais. Estamos nos referindo ao New Civic Si que a Niponsul, no próximo fim de semana, durante Happy Day Social, estará apresentando a jornalistas, clientes, frotistas e amigos.
Certamente seu "design" agradará aos aficionados por modelos esportivos.
E chamará a atenção por onde passar. Na dianteira está presente o DNA do Civic. Capô caído para frente com a pequena grade do radiador entre o conjunto ótico.
O logotipo "H" está localizado na parte central da grade, e a identificação Si, do lado direito. Completa o visual da dianteira o amplo e robusto pára-choque pintado na cor do carro, com outra grade na parte inferior, onde foram inseridos os faróis de neblina.
Na traseira, os estilistas capricharam mais nos itens esportivos, começando pelo aerofólio colocado logo acima da tampa do porta-malas e pela ponteira do escapamento cromada. Mas há detalhes que chamam a atenção na parte de trás do carro, como o amplo pára-choque e o "design" das lanternas, cortadas pela tampa do porta-malas. Seu desenho acompanha a linha da parte superior da tampa. Ficou realmente muito bonito.
Visto de lateral, o Civic também agrada. Há um friso na parte inferior das portas dianteiras e traseiras, com a identificação i-VTEC DOHC na porta de trás. As maçanetas e retrovisores externos são pintados na cor do carro. Falando em retrovisores, para maior segurança, há nas pontas, a luz indicadora de direção, ou seja, o famoso "pisca".
A esportividade também foi pensada na parte interna do Civic Si. Os bancos esportivos, tipo concha, lembram os de corrida e certamente farão com que o proprietário se sinta realmente um "piloto".
Mas há muito mais: as pedaleiras em alumínio e aço escovado espalhado pelo interior, no pomo da alavanca do câmbio, no volante, nas portas… tudo remete à esportividade.
O painel segue a linha da versão LXS, mas ganhou iluminação em vermelho – cor da esportividade. O painel de instrumentos tem dois níveis, que mantêm a iluminação por meio da tecnologia LED.
Na parte superior, o motorista encontra o velocímetro e os medidores de combustível e temperatura do motor.
No campo inferior estão conta-giros, hodômetro digital, avisos sonoros e indicador de temperatura externa. Novidade: a introdução do "shift light", uma luz que indica no próprio painel a aproximação da rotação de potência máxima do motor (piscando) e do limite máximo (acessa constante). Até que, se o motorista não responder ao comando, corta o giro do motor, por segurança. (BN)
OLHO CLÍNICO
Com seu "design" voltado para a esportividade, seu ótimo desempenho, excelente conjunto e pelo conforto oferecido para motorista e passageiros, o Honda Civic Si tem tudo para agradar ao consumidor. Tem até o ronco esportivo do escapamento, geralmente procurado pelo comprador nesse segmento.
A montadora japonesa explica, entretanto, que esse ronco mais esportivo acontece a partir dos 7.000 rpm.
E para que os jornalistas conhecessem o desempenho do Civic Si e sentissem todas as suas reações, a Honda do Brasil escolheu para o "test drive" a pista do Autódromo de Interlagos, em São Paulo. Dar apenas duas voltas na pista de Interlagos, (acompanhado por um piloto), sem poder passar pela reta dos boxes acelerando e nem fazer o "S" do Senna, foi muito pouco para poder se analisar um automóvel.
Mas enfim, acertou! Evitou possíveis exageros dos mais entusiasmados. O carro é agradável de guiar, ou melhor, de "pilotar". Tem um excelente conjunto e, se o motorista quiser realmente sentir as saídas de traseira nas curvas mais fortes, precisa desligar no painel o botão do VSA (Vehicle Stability Assist), que incorpora assistência a estabilidade do veículo e controle de tração. Um sistema que corrige os erros do piloto e o coloca na rota novamente. Ou seja, errar mesmo, só desligando o VSA, ou abusando de vez.
Aí não há sistema que dê jeito. Para movê-lo os engenheiros da montadora japonesa optaram pelo motor i-VTEC DOHC (Double Overhead Camshaft), de 4 cilindros, 16 válvulas, 2.0 litros, que desenvolve 192 cavalos de potência máxima a 7.800 rpm e 19,2 mkgf de torque máximo a 6.100 rpm com uma taxa de compressão de 11:1.
Durante o percurso, pudemos sentir quanto o veículo é ágil, bom de retomadas e claro, tem freios eficientes. E não poderia ser diferente, já que é necessário um bom sistema de freios para parar os 192 cavalos do Si. De acordo com a Honda, os freios do novo Civic contam com ABS de quatro canais e EBD, para melhor controle da traseira nas frenagens mais fortes. Os discos de freio são maiores em relação às versões LXS e EXS, com 260 mm de diâmetro.
Ponto positivo, também, para a transmissão manual de seis velocidades dotada de diferencial com deslizamento limitado LSD (Limited Slip Differential), que distribui melhor o torque tanto em curvas como em arrancadas, e privilegia o desempenho, sem esquecer do conforto.
Essa bela máquina, o Civic Si, equipado com motor i-VTEC de 4 cilindros de 192 cv e transmissão manual de seis velocidades tem preço sugerido de R$ 99.500,00 (base São Paulo), com garantia de três anos e que está sendo oferecido apenas em três cores: Vermelho Rally Sólido, Preto Nighthawk Perolizado e Prata Global Metálico. O New Civic Si é de fato um puro-sangue. (BN)