Sem dúvida, o New Civic é um carro inovador. E a linha 2010 do Honda New Civic chega às concessionárias da marca e com novidade.
Além das versões LXS (de entrada) e EXS (topo de linha), o modelo incorpora a LXL e todas serão produzidas com direção elétrica EPS (Electric Power Steering), que não consome energia do motor e oferece dirigibilidade mais prazerosa.
Até então, o modelo era comercializado apenas com direção hidráulica (nas versões LXS e EXS). Outra novidade da linha 2010 está no ar-condicionado que recebeu novos compressor e condensador, que irão gerar economia de combustível e maior desempenho do motor.
Também foi alterado o sistema ECU (Electronic Central Unit), ao ser promovido à adequação da rotação para a troca automática das marchas. Além disso, novo sensor de marcha lenta, que, entre outros detalhes, oferece funcionamento suave do motor.
A versão LXL pode ser considerada como intermediária do New Civic. Tem todos os atrativos da LXS e recebeu outros itens, como retrovisores elétricos dobráveis com luz indicadora de direção, abertura de porta-malas que também pode ser feita pela chave, revestimento dos bancos e forração das portas em tecido ou couro.
Destaques também para as rodas de liga leve de 16″ com design exclusivo e para a logomarca da versão.
Volante de três raios com acabamento em prata, controle de áudio no volante, alto-falantes com “tweeter”, acabamento interno nas alças e na tampa do porta-malas também são outras diferenças em comparação com a versão LXS.
A versão LXL será comercializada com dois tipos de transmissão: manual e automática com “paddle-shift”, semelhante às borboletas utilizadas em carros de Fórmula-1 e que, até então, era item exclusivo da versão EXS.
Quanto a motorização, as versões 2010 do New Civic vêm equipadas com o propulsor i-VTEC 1.8l SOHC Flex, que produz 140 cv a 6.200 rpm, quando utilizado com álcool, e 138 cv também a 6.200 rpm, quando usar apenas gasolina.
Seu torque é 17,5 kgf.m a 5.000 rpm (gasolina) ou 17,7 kgf.m a 4.300 rpm (álcool). Todos os motores são equipados com a tecnologia de injeção multiponto PGM-FI (Programmed Fuel Injection), além do sistema de ignição eletrônico mapeado.
O Civic Si conta com motor i-VTEC 2.0l DOHC, como o alumínio no bloco, cabeçote e cárter, o modelo alcança 192 cv a 7.800 rpm e 19,2 kgfm de torque máximo a 6.100 rpm com uma taxa de compressão de 11:1. Preços sugeridos: Civic LXS MT Flex – R$ 65.745,00; LXS AT Flex – R$ 70.830,00; LXL MT Flex – R$ 66.405,00; LXL AT Flex – R$ 71.540,00; LXL MT c/ couro Flex – R$ 68.085,00; LXL AT c/ couro Flex – R$ 73.200,00; EXS AT Flex – R$ 85.610,00; e Civic Si MT – R$ 103.650,00.