Decorridos nada menos que sete anos desde sua apresentação como carro-conceito, a Volkswagen está exibindo o New Beetle Cabrio, versão definitiva conversível do Novo Fusca que deve ser apresentada ao público somente durante o Salão de Detroit, em janeiro de 2003, nos Estados Unidos.
O simpático conversível de quatro lugares vem ocupar a vaga do Golf Cabrio, descontinuado este ano. Com a remoção da capota rígida, as linhas do Beetle ficaram ainda mais agradáveis. Sua capota de lona tem acionamento manual ou automático e vidro traseiro térmico. Há um arco de proteção que se arma automaticamente em caso de acidente.
A estrutura do New Beetle sem capota recebeu reforços para aumentar a rigidez da carroceria, compensando a falta da coluna B, localizada entre a porta dianteira e o vidro lateral traseiro.
Na Europa serão três motores a gasolina e um turbodiesel, com potência de 75 a 115 cv, e o mais potente poderá vir com câmbio manual-automático Tiptronic de seis marchas, pela primeira vez num VW médio (existia apenas no Phaeton).
O modelo deve chegar ao mercado norte-americano a partir de novembro por 20 mil dólares e, por ser fabricado no México, também tem a possibilidade de importação para o Brasil. No ano que vem, espera-se uma versão equipada com a motorização 1.8 turbo do Golf.