Parceria entre a Renault e a Nokia proporcionou aos consumidores brasileiros uma solução de convergência em tecnologia móvel. A série especial Renault Sandero Nokia, prevista para ter mil unidades, conta com a exclusividade de ser o primeiro modelo ?hatch? compacto produzido no Brasil equipado com sistema de navegação GPS.
O Sandero Nokia, que foi idealizado a partir da versão mais completa da família Sandero, o Privilège 1.6 16V Hi-Flex, cuja potência varia de 107 cv (cavalos) com gasolina e 112 cv com álcool. Sai equipado de fábrica com GPS ? Sistema de Posicionamento Global, tecnologia que permite determinar via satélite a posição de um receptor, facilitando o deslocamento nos principais centros urbanos.
Na parte externa do veículo, a série especial Renault Sandero Nokia se diferencia das demais versões de acabamento da linha Sandero por contar com aerofólio na cor preto fosco instalado na parte superior da tampa do porta-malas, exclusivo adesivo identificador na tampa traseira e monogramas ?Nokia? nos pára-lamas dianteiros, acima dos sinalizadores laterais de direção.
O Sandero Nokia, sai de fábrica equipado com navegação por GPS (sigla em inglês para sistema de posicionamento global), conexão Bluetooth e uma série de soluções multimídia, integradas pelo ?kit? veicular Nokia CK-20W, pelo módulo GPS Nokia LS-3W e pelo aparelho Nokia N95, que tem tela grande, tocador de música, câmera de 5 megapixels com foco automático e lente Carl Zeiss, entre outras funções.
Na prática, o equipamento funciona como um misto de celular viva-voz com Bluetooth e navegador portátil integrado ao aparelho. ?Você pode andar falando ao celular sem levar multa, o que é o mais importante. E o GPS ajuda a evitar os congestionamentos em cidades como Curitiba, São Paulo (se é que isso é possível), Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre?, afirma Christian Pouillaude, vice-presidente da Renault do Brasil.
Toda a instalação recebeu o aval da engenharia da Renault. Para utilizar o equipamento, o comprador recebe uma licença de um ano para navegar com todos os recursos oferecidos pelo GPS. Após esse prazo, será preciso desembolsar cerca de R$ 190,00.
Durante ?test-drive? o Jornal do Automóvel pôde avaliar a funcionalidade do conjunto (inclui indicações de 15 milhões de pontos de interesse, como restaurantes, hotéis, bancos, museus e ?shoppings?), que permite ainda ouvir músicas (formato MP3, entre outros) e assistir a vídeos no aparelho, afixado na parte interna do pára-brisa.
De acordo com a Renault, o público-alvo do Sandero Nokia são homens, acima dos trinta anos, com espírito jovem, que moram nos grandes centros urbanos e são ligados em tecnologia – mais especificamente, tecnologia conectada. (BN)
Ficha técnica
Motor: Quatro cilindros em linha, 16 válvulas, 1.598 cm³ (gás/alc)
Tração: dianteira
Potência: 107 cv (gasolina) e 112 cv (álcool)
Torque: 15,1 kgf.m (gasolina) e 15,5 kgf.m (álcool)
Alimentação: injeção eletrônica multiponto seqüencial
Câmbio: mecânico de 5 velocidades
Aceleração de 0 a 100 km/h: 10,2s (gasolina) e 10,1 s (álcool)
Velocidade máxima: 181 km/h (gasolina) e 184 km/h (álcool)
Porta-malas: de 320 a 1.200 litros (dm3)
Tanque: 50 litros de combustível
Preço: a partir de R$ 47.290,00