Nasce mais uma máquina alemã no Brasil

A receita dos alemães não tem maiores segredos. Basta pegar um sedã de luxo, realizar profundas modificações estéticas e funcionais e finalmente adicionar um motor V8 5.5 litros turbo, que teve a potência elevada de 525 cv para 557 cv e um torque de 73,4 kgfm. E assim nasceu o Mercedes-Benz E 63 AMG 4Matic, versão de maior desempenho da gama de modelos da Classe E, renovada no país em julho, que agora está sendo lançada no Brasil por R$ 540 mil. O sedã esportivo também se apresenta com a moral elevada, já que é o primeiro modelo da estirpe AMG a contar com um sistema de tração integral.

De acordo com a marca, o novo carro tem caráter mais forte e uma aparência mais esportiva que todos seus antecessores. A nova filosofia de design da AMG é visível na nova grade do radiador com dupla lâmina e ressaltada pelo novo defletor aerodinâmico na dianteira, que traz os traços característicos da divisão esportiva AMG. Por dentro, como qualquer outro carro da Mercedes-Benz, o novo E 63 AMG oferece acabamento de alta qualidade, com três opções de série de couro preto, bege ou cinza , além de outras disponíveis no programa sob encomenda.

Os bancos esportivos AMG trazem ajustes elétricos, aquecimento e são identificados por logos nos encostos. Bancos, apoios de braços e painéis das portas são revestidos de couro napa. O volante tem a base e a parte superior achatadas e as áreas de contato forradas de couro, além das borboletas de trocas de marchas em alumínio.

Motor poderoso

Pelas informações da Mercedes-Benz, o motor V8 biturbo AMG 5.5 litros continua sendo o V8 produzido em série mais eficiente do mundo e atende às exigentes normas de emissões Euro 6, que só entrarão em vigor em 2015. Como todos os motores AMG de alta performance, o V8 biturbo do E 63 AMG 4MATIC é montado a mão na seção de acabamento da empresa. Montadores altamente qualificados são responsáveis pela produção do motor segundo a filosofia “um homem, um motor”. A assinatura do montador figura na placa de identificação do motor como um atestado de qualidade da marca.

O propulsor trabalha em conjunto com a sofisticada transmissão automática SpeedShift, de sete velocidades que, através de quatro modos de utilização, permite acertos personalizados. O sistema de tração integral 4Matic permite distribuir a força de tração na proporção 33:67, dando ao carro todas as características de condução com tração predominantemente traseira, com aderência otimizada pelos pouco mais de 30% de tração no eixo dianteiro. Quanto a suspensão, é possível ajustá-la para os modos Comfort, Sport e Sport Plus. As rodas são aro 19, montadas em pneus 255/35R 19 (dianteiros) e 285/ 30 19 (traseiros).

Desempenho

A sensação de guiar o E 63 AMG pelas estradas alemãs faz o preço de R$ 540 mil parecer um mero detalhe. É tanta tecnologia, força e soluções em prol do prazer de dirigir, que faz o motorista imaginar que está num simulador. A cada acelerada, o sedã mostra seu ímpeto. É tanta força que o corpo é projetado contra o banco e o ronco abafado do motor soa como música para os ouvidos. São quatro as ponteiras de escapamento. O carro acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,7 segundos e tem velocidade máxima limitada eletronicamente em 250 km/h.

O interior deste carro é uma atração à parte. Dezenas de botões estão distribuídos pelo painel, console e volante com aletas para trocar de marchas, se o motorista assim desejar, e também para acionar alguns sistemas do carro. E ao parar em um sinaleiro ou em um congestionamento, a função ECO start/stop entra em ação, desligando e religando o motor em frações de segundo, contribuindo para o baixo consumo de combustível do veículo.

* O jornalista viajou a convite da Mercedes-Benz.


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