Para o Salão de Nova York deste ano, a Ford levou o mais potente Mustang da história. Trata-se do Shelby GT500 KR, uma reedição do esportivo de mesmo nome apresentado há exatos 40 anos, na mesma mostra nova-iorquina. Desenvolvido em pareceria com lendário Carroll Shelby, teve apenas mil unidades produzidas, o que deve agitar o mercado de colecionadores.
No KR (sigla de King of the Road, Rei da Estrada) de 1967, o V8 (oito cilindros em ?V?) desenvolvia 335 cv (cavalos). No GT500 KR 2008 o 5.4 V8 com compressor volumétrico ganhou nova calibração da injeção, além de sistemas de admissão e escapamento revisto. Entrega expressivos 547 cv e 70,5 kgfm de torque passados às rodas traseiras por câmbio manual de seis marchas e engates mais curto. Os discos de freio da Brembo têm 14 polegadas e a suspensão está mais rígida.
O KR 2008 tem capô feito com material composto de carbono, duas entradas de ar e travas de aço inoxidável. As rodas são de 20 polegadas e há as tradicionais duas faixas atravessando a carroceria. Os logotipos alusivos aos 40 anos aparecem na grade e nas laterais. No interior, os bancos exibem a assinatura de Carroll Shelby bordada e uma placa numerada no painel.
Agora o Mustang GT 500KR foi escolhido para reviver o Kitt, um carro com inteligência artificial da série de televisão dos anos 80s, um Pontiac Firebird Trans Am. Agora chegou a vez de Kitt, a Supermáquina, voltar as telonas. A diferença é que, em vez de ser estrelado por um Pontiac Trans Am, como no seriado original, o carrão será ?interpretado? pelo Mustang GT500KR, o mais forte produzido em série na história.
Coincidência ou não, até o nome do carro tem a ver com a proposta de renascimento da série, que nos EUA era chamada de Knight Rider. A sigla da série, KR, nada tem a ver com a do carro, que significa ?King of the Road?, mas a coincidência vem bem a calhar e, de certo modo, dá legitimidade ao modelo da Ford para estrelar o filme.
Previsto para estrear nos EUA em fevereiro, o filme terá a expectativa de uma legião de fãs. Uma turma que era criança, na época da série, e que agora, pelo menos na terra do Tio Sam, terá a chance de ter e dirigir um Mustang igualzinho ao que dará vida ao novo Kitt.