A Citroën conseguiu uma dobradinha marcante no Rali de Portugal, terceira etapa do Campeonato Mundial de Rali (WRC), realizada de 24 a 27 de março. Sébastien Ogier/Julien Ingrassia venceram a prova depois de dois dias oferecendo aos espectadores uma disputa empolgante com os finlandeses Jari-Matti Latvala/Miikka Anttila e Mikko Hirvonen/Jarmo Lehtinen. No terceiro e último dia, Ogier/Ingrassia consolidaram o primeiro lugar e os heptacampeões Sébastien Loeb/Daniel Elena asseguraram a segunda colocação.
Ogier não subia ao pódio desde a vitória no Rali do Japão, em 2010. “Foram quase seis meses e isso é muito tempo. Este foi um final de semana quase perfeito. Fui cauteloso nos primeiros estágios e depois começamos a pisar mais forte. Nos estágios finais, eu já tinha uma boa vantagem e completei o último dia pensando em terminar a prova e evitar furos nos pneus. Foi um grande prazer cruzar a linha de chegada, principalmente depois do que aconteceu no México, onde cometi um pequeno erro que teve grandes conseqüências”, afirmou o vencedor, referindo-se ao acidente que o impediu de marcar pontos na prova anterior.
Loeb, segundo colocado, também comemorou. Os três pontos extras por ter sido o mais rápido no Power Stage (realizado no último trecho do rali) valeram-lhe a liderança do campeonato, empatado com Hirvonen. “O segundo lugar era o melhor que poderíamos esperar hoje. No último dia, eu sabia que seria difícil vencer o Power Stage, mas consegui. São pontos importantes e estamos na luta pelo título”, afirmou.
O triunfo da Citroën em Portugal foi acompanhado de perto por Fréderic Banzet, presidente da Citroën. “Espero que este 1-2 seja o primeiro de muitos!”, comemorou. “Parabéns a toda a equipe. Este resultado é muito importante para todos os colaboradores da Citroën.”
Os Citroën DS3 inscritos por equipes particulares também conseguiram bons resultados. Petter Solberg/Chris Patterson terminaram em sexto lugar, logo à frente de Kimi Räikkonen/Kaj Lindstrom. A prova de Portugal marcou ainda a estreia de uma nova equipe particular com Citroën, com Peter Van Merksteijn/Eddy Chevaillier, que terminaram em 22º lugar.

continua após a publicidade

Rali de Portugal 2011 – Resultado final
1.º) Sébastien Ogier/Julien Ingrassia (França), Citroën DS3, 4h10min53s4;

2.º) Sébastien Loeb (França)/Daniel Elena (Mônaco), Citroën DS3, a 31s8;
3.º) Jari-Matti Latvala/Miika Anttila (Finlândia), Ford Fiesta RS, a 3min22s1;
4.º) Mikko Hirvonen/Jarmo Lehtinen (Finlândia), Ford Fiesta RS, a 6min16s3;
5.º) Mattew Wilson/Scott Martin (Grã-Bretanha), Ford Fiesta RS, a 7min48s5;
6.º) Petter Solberg (Noruega)/Chris Patterson (Grã-Bretanha), Citroën DS3, a 10min17s4;
7.º) Kimi Räikkönen/Kaj Lindstrom (Finlândia), Citroën DS3, a 10min54s1;
8.º) Federico Villagra/Jorge Perez Companc (Argentina), Ford Fiesta RS, a 11min38s8;
9.º) Henning Solberg (Noruega)/Ilka Minor (Áustria), Ford Fiesta RS, a 14min16s4; e
10.º) Dennis Kuipers (Holanda)/Frederic Miclotte (Bélgica), Ford Fiesta RS, a 17min54s6.

Classificação do Campeonato Mundial de Rali (WRC) de 2011 após a primeira das 13 etapas: Pilotos: 1.º) Sébastien Loeb (França), Citroën DS3, eMikko Hirvonen (Finlândia), Ford Fiesta RS, 58 pontos; 3.º) Jari-Matti Latvala (Finlândia), Ford Fiesta RS, 48; 4.º) Sébastien Ogier (França), Citroën DS3, 41; 5.º) Petter Solberg (Noruega), Citroën DS3, 31; 6.º)Mads Ostberg (Noruega), Ford Fiesta RS, 28; 7.º) Matthew Wilson (Grã-Bretanha), Ford Fiesta RS, 12; 8.º) Kimi Räikkönen (Finlândia), Citroën DS3, eHenning Solberg (Noruega), Ford Fiesta RS, 10; e 10.º) Martin Prokop (Rep. Tcheca), Ford Fiesta S2000, e Per-Gunnar Andersson (Suécia), Ford Fiesta RS,, 6. Fabricantes: 1.º) Ford Abu Dhabi WRT, 100; 2.º) Citroën Total WRT, 90; 3.º) M-Sport Stobart Ford WRT, 40; 4.º) Petter Solberg WRT (Citroën), 22; 5.º) Ice 1 Racing (Citroën), 16; 6.º) Munchi’s Ford WRT, 12; 7.º) Team Abu Dhabi (Ford), 7; 8.º) FERM Power Tools WRT (Ford), 6; 9.º) Monster WRT (Ford), 6; e 10.º) Van Merksteijn Motorsport (Citroën) e Brazil World Rally Team (Mini), sem pontos.

Calendário do Campeonato Mundial de Rali (WRC):
10 a 13 de fevereiro, Suécia;
3 a 6 de março, México;
24 a 27 de março, Portugal;
14 a 16 de abril, Jordânia;
5 a 8 de maio, Itália;
26 a 29 de maio, Argentina;
16 a 19 de junho, Grécia;
28 a 31 de julho, Finlândia;
18 a 21 de agosto, Alemanha;
8 a 11 de setembro, Austrália;
29 de setembro a 2 de outubro, França;
20 a 23 de outubro, Espanha; e
10 a 13 de novembro, Grã-Bretanha.

Divulgação
Duplas com o Citroën DS3 deram show no Rali de Portugal.
continua após a publicidade