Antes vista como sexo frágil a mulher agora tem papel determinante na sociedade. No setor automotivo ela está cada vez mais participativa, na aquisição dos veículos e, principalmente, na escolha do automóvel da família.
De acordo com o presidente da Associação dos Revendedores de Veículos Automotores do Estado do Paraná (Assovepar), Lidacir Antônio Rigon, prova da influência das mulheres nesse setor é a sua participação no mercado. Segundo ele, na década de 80 as mulheres realizavam 18% das compras de automóveis no Brasil. Atualmente, elas são consumidoras de 40% a 50% dos carros vendidos em todo o País. Além disso, na compra de um carro a palavra final cabe à mulher em mais de 80% dos casos.
Com 18 anos de experiência na área automobilística, a lojista associada à Assovepar, Sueli Aparecida dos Santos, da Panamericanas Veículos, observa nas mulheres um público-alvo promissor e revela sua preocupação em atendê-las bem. "Em minha loja explicamos as mulheres itens importantes para a compra de um seminovo como a parte mecânica e legislativa. Isso porque, na maioria dos casos a mulher se sente insegura em comprar um veículo por não possuir o conhecimento necessário para realizar uma boa negociação", explica.
A esteticista Gracia Maria da Silva Stumpf é cliente há oito anos da revenda de Sueli e revela a importância de comprar em uma loja com experiência no mercado e, principalmente, que se preocupa com o cliente. "Antes de conhecer a loja eu tinha dificuldades para realizar a compra. Essa revenda presta um ótimo serviço de assessoria na negociação, é honesta em explicar vantagens e desvantagens de determinados modelos e ainda tem produtos de excelente qualidade. Seu atendimento é integro e atende às necessidades de um público que nem sempre é bem assessorado ao comprar automóveis", afirma.