Muito cuidado ao comprar motocicleta usada

Para comprar uma motocicleta usada em boas condições, além da aparência do produto, o consumidor deve estar atento a detalhes técnicos que são fundamentais para a segurança e tranquilidade do piloto e do garupa.

Na parte elétrica, por exemplo, problemas nas luzes de freio, piscas, lanternas, farol, painel e buzina são mais aparentes, e podem ser facilmente identificados.

É importante ressaltar que estes são itens de segurança e, se não estiverem em ordem, podem acarretar multas e até acidentes. Veja se há vazamento do fluido de freio ou desgaste excessivo das pastilhas – no caso de freio a tambor, observe o estado das lonas.

A análise do motor, por sua vez, é uma das etapas que mais exige cuidados por parte do motociclista. Inicialmente, note se não está ocorrendo vazamento de óleo no cabeçote e nas tampas laterais, localizadas na parte inferior do motor.

Em seguida, dê partida na motocicleta, aguarde o aquecimento do motor e a estabilidade da marcha lenta, e então acelere até o primeiro traço vermelho do conta-giros.

Caso a motocicleta não possua o equipamento, acelere continuamente evitando permanecer com o curso total do acelerador por tempo prolongado. Se a aceleração demonstrar dificuldade ou fadiga, pode significar, entre outros motivos, que há peças com vida útil comprometida.

Para tirar a conclusão final, acelere e desacelere contínua e bruscamente.Veja se a fumaça eliminada pelo escapamento apresenta cor azulada. Caso a resposta seja positiva, o motor está queimando óleo, e o mais prudente é não adquirir a motocicleta nesse estado. Também é interessante ouvir atentamente o ruído do motor, constatando a presença excessiva de “sons metálicos” anormais ao modelo da motocicleta.

A compressão pode ser medida por intermédio da redução de marchas em motocicletas com motores de 4 tempos. Nessa situação, o correto é o motor apresentar uma redução sensível na velocidade durante a desaceleração. Cheque se a suspensão está perfeitamente alinhada, observando o alinhamento entre as rodas dianteira e traseira, e se a carenagem está bem encaixada.

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