Para apresentar o seu novo caminhão Actros à imprensa especializada, a Mercedes-Benz escolheu Itaipu, a maior Usina Hidrelétrica do mundo em produção de energia.
O mais novo integrante da família Actros no Brasil, o modelo 2546 LS 6×2, amplia a linha de caminhões pesados para transporte rodoviário de cargas.
Com esse lançamento, a linha Actros passa a contar, no País, com os modelos rodoviários 2546 LS 6×2 e 2646 LS 6×4 e também com a versão basculante 4844 K 8×4 para as severas operações fora-de-estrada, estes dois últimos à venda no mercado brasileiro. Os caminhões rodoviários Actros são indicados para operações com diversos tipos de carroçarias, como carga seca aberta, furgão, “sider”, tanques de líquidos e gases e porta-contêiner, entre outros.
Eles se diferenciam pela tração (6×2 e 6×4), o que permite variadas aplicações e capacidades no transporte de carga. Todas usam o mesmo motor turbodiesel 12.0 V6 (seis cilindros, em “V”), com 456 cv (cavalos) de potência e 224 kgfm de torque máximo a 1.080 rpm.
O Actros vem equipado com suspensão a ar e câmbio automatizado de 12 velocidades sem pedal de embreagem, além de assistente ativo de frenagem e freio eletrônico com ABS (antitravamento) e controle de tração ASR.
O Actros está equipado com câmbio PowerShift de 12 velocidades totalmente automatizado, sem pedal de embreagem, único de série no País. Os caminhões Actros vêm equipados com embreagem bidisco, que assegura maior robustez e vida útil, além de menor número de paradas para manutenção.
A manopla está localizada num console rebatível junto ao apoio de braço do banco do motorista, ficando sempre em posição ideal, independentemente da altura do banco.
Assim, o motorista pode realizar os comandos com simples movimentos. O Actros 2546 LS 6×2 é indicado para semirreboques entre 48,5 e 53 toneladas de peso bruto total combinado – PBTC. Pode também ser utilizado em composições como o bitrem de 57 toneladas de PBTC, desde que o conjunto seja licenciado ainda em 2010.
Diferencial dos caminhões rodoviários Actros é o elevado padrão de conforto da cabina Megaspace com piso totalmente plano, que conta com suspensão pneumática, ar condicionado de série e o inovador ar condicionado noturno, outra exclusividade da cabina Megaspace.
O ar condicionado noturno funciona de forma independente, por até 8 horas, com o motor do caminhão desligado, ou seja, sem consumo de combustível. O caminhão vem equipado, de série, com freio a disco eletrônico com ABS e ASR.
Além disso, as três versões de configuração incluem bloqueio de deslocamento para partida em rampa e sensor de chuva e iluminação, com acionamento automático dos faróis e dos limpadores de pára-brisa.