Além do ?hacthback? Pro-cee?d de três portas e de um cupê-conceito, a Kia levará ao Salão de Frankfurt, na Alemanha, a linha 2008 de seu utilitário esportivo Sportage. O modelo sofreu leves retoques e passará a ser montado na fábrica da marca coreana, em Zilina, na Eslováquia.
As mudanças no veículo foram sutis. A grade dianteira ganhou novo grafismo, os faróis trazem máscaras negras, os espelhos retrovisores cresceram em relação ao modelo anterior, as rodas têm novo desenho e o catálogo de cores aumentou. Internamente, os bancos dianteiros adotaram trilhos 4 centímetros mais longos e regulagem 2 cm mais alta que os da linha 2007, além de o assoalho na parte traseira ter sido rebaixado em 5 mm, para aumentar o espaço para os pés e cabeça.
Informa a montadora que o ruído de vento foi reduzido em função dos novos retrovisores e da nova vedação do teto solar elétrico. A versão 2008 pode rebocar até 1,8 tonelada, capacidade 12,5% maior do que o modelo anterior. Graças ao sistema de ?imersão rotativa de pintura? (?Rotation Dipping Painting?), o Sportage sai de fábrica com garantia de 10 anos contra corrosão.
Desde seu lançamento no mercado europeu, em 2004, o modelo contabiliza mais de 100 mil unidades emplacadas. A gama 2008 tem dez tipos de cores disponíveis (oito novas) e duas tonalidades de acabamento interno (bege e preta).
Com a produção do utilitário esportivo, a fábrica da Kia passará a entregar veículos a gasolina e diesel, equipados com transmissão manual ou automática. Com cerca de 2.400 funcionários, a planta aumentará seu ritmo nas linhas de montagem, de maneira que cada empregado montará 100 carros por ano, totalizando 240 mil automóveis.