Motor turbo do Linea T-Jet surpreende

Tradicionalmente, a Fiat Automóveis ouve seus clientes durante o desenvolvimento de um produto.

Com o Linea não foi diferente. Eles queriam um carro elegante, luxuoso, de design marcante e belo. O Fiat Linea, com suas linhas esguias e harmoniosas, e com seu interior requintado, é tudo isso com tempero brasileiro.

Olhando de fora, o que se vê é um sedan de linhas elegantes e surpreendentes.

Entrando no carro, o ambiente requintado, confortável e rico em recursos tecnológicos envolve e cativa.

E conduzindo o automóvel, destacam-se o desempenho, a segurança e o prazer de dirigir. Seu sistema de navegação por satélite, opcional, conta com um pequeno visor, como tela, e indica apenas os próximos passos do motorista.

Assim era o Fiat Línea 1.4 T-Jet avaliado pelo Jornal do Automóvel um projeto mundial da Fiat, desenvolvido para competir em vários países – o que significa a internacionalização da marca, mas que no Brasil recebeu características desejadas pelo mercado nacional, com incrementos em tecnologia e sofisticação.

Seu motor 1.4 16V Turbo, ou T-Jet, é o expoente de uma nova tendência européia: o “downsizing”, no qual motores mais compactos, com menor capacidade cúbica, atingem altos desempenhos – dignos de motores maiores – com mais economia de combustível. E esse novo motor, que a partir de agora equipa o Fiat Linea, faz isso muito bem.

Com potência de 152 cavalos e torque de 21,1 kgm em uma faixa de 2.250 a 4.500 rotações por minuto, leva o veículo (de acordo com a Fiat), a velocidade máxima de 203 km e acelera de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos.

E faz isso com muita economia: 12,0 km com um litro de gasolina na cidade, e 16,0 km/l na estrada. O turbo que equipa o Fiat Linea usa uma parte da energia dos gases da descarga para comprimir o ar aspirado pelo motor – o mesmo princípio de funcionamento de qualquer turbo.

Durante a avaliação do Jornal do Automóvel, o T-Jet mostrou que, apesar pequeno, seu motor 1.4 tem disposição de sobra em baixas rotações. Isso graças ao turbocompressor que entra em ação a partir de 1.850 rpm e empurra o sedã sem agressividade.

Tivemos que nos acostumar com suas reações, pois o Linea T-Jet se comportou como um 1.0 até a faixa de 2.000 giros, e como um 2.0 (ou maior) ao ultrapassá-la. Chegando por vezes a patinar e cantar pneus.

Na prática, mostrou-se um carro confortável, agradável de dirigir, com boa estabilidade.

Na estrada mostrou-se ágil, rápido, permitindo seguras ultrapassagens. Ele impressiona pelo seguro desempenho.

Temos certeza que agradará consumidores que gostam de dirigir esportivamente. Embora custe caro, o Linea 1.4 T-Jet foi feito para ser desejado. (BN)

Ficha técnica

Motor: dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, a gasolina, 16V, 1.368 cm³ de cilindrada
Potência: 152 cv a 5.500 rpm
Torque: 21,1 kgfm a 2.250 rpm
Câmbio: manual, de cinco velocidades
Suspensão: dianteira McPherson, com rodas independentes e barra estabilizadora; traseira com rodas semi-independentes, com travessa de torção
Freios: a disco nas quatro rodas, com ABS (antitravamento)
Dimensões: 4,56 m de comprimento, 1,73 m de largura, 1,51 m de altura e 2,60 m de entreeixos
Peso: 1.305 kg
Tanque: 60 litros
P. Malas: 500 litros
Preço: R$ 70.900,00

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