Motor eletrônico é a novidade do Renault Master Minibus

ja784.jpgApós estabelecer novos padrões de conforto e segurança no segmento de veículos utilitários ao lançar a linha Master, a Renault do Brasil está iniciando a substituição gradativa do motor 2.8 dTi pelo propulsor diesel 2.5 dCi 16V (Common Rail), com gerenciamento eletrônico e injeção direta de combustível.

O utilitário passa a oferecer todos os benefícios dessa nova motorização: consumo de combustível reduzido, maior torque, baixo índice de emissão de poluentes e diminuição do nível de ruídos. O novo motor, denominado G9U, passa a equipar numa primeira fase apenas o Master Minibus 16 lugares. Em 2005, as quatro versões do Master Furgão (L1H1 8m³, L1H2 9,1m³, L2H2 10,8 m³, L3H2 12,6m³) e a opção Chassi Cabine também sairão de fábrica equipadas com o novo motor 2.5 dCi.

ja781.jpgVisando à adequação da linha de utilitários Master à nova legislação de restrição de emissão de poluentes, Proconve P5 (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores), que entra em vigor a partir de janeiro de 2005, a Renault do Brasil passará a equipar os modelos com motor diesel 2.5 litros dCi 16 válvulas (Common Rail), com gerenciamento eletrônico e injeção direta de combustível, denominado G9U.

A substituição do atual motor (2.8 Turbo Diesel Intercooler) ocorrerá de forma gradativa. As concessionárias Renault já estão recebendo as primeiras unidades do Master Minibus 16 lugares equipadas com o novo propulsor eletrônico 2.5 dCi 16V. No próximo ano será disponibilizado para os clientes todas as versões do Master Furgão e o Chassi Cabine equipadas com este novo motor.

A lista de equipamentos de série e opcionais do Master Minibus 16 lugares permanece inalterada, uma vez que estes itens estão perfeitamente adequados às necessidades dos ocupantes e proprietários do modelo.

ja782.jpgExternamente, a única alteração realizada foi a mudança do logotipo instalado nos borrachões laterais das portas dianteiras, que passaram a ostentar a inscrição "dCi 120", em referência à nova motorização.

Com preço sugerido de R$ 75.790,00, o Master Minibus equipado com o novo motor 2.5 dCi 16V desenvolve 115 cv de potência a 3.500 rpm e torque de 29,6mkgf a 1.600 rpm, o que significa um ganho de 11% em relação ao propulsor antigo (26,5 mkgf a 1.800 rpm).

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