Motociclistas devem usar protetores de ouvido

Se você quer pilotar embalado pelo ronco de sua moto por muitos e muitos anos vale à pena proteger seus ouvidos, porque, além das preocupações com uma pilotagem segura, é preciso ficar atento aos danos que o excesso de barulho do motor pode causar à saúde auditiva.

De acordo com estudo do National Institute on Deafness and Other Communication Disorders (Instituto Nacional de Surdez e Outras Doenças de Comunicação), dos EUA, uma moto emite ruídos em torno de 95 decibéis (dB).

Especialistas são unânimes em afirmar que ruídos acima de 85 dB podem causar alterações na estrutura interna do ouvido e perda permanente de audição; e o problema é mais agudo quanto maior for o barulho e o tempo de exposição do piloto a esse excesso de ruído. Como efeito de comparação, uma conversação normal atinge 60 dB.

A exposição prolongada ao barulho de uma motocicleta pode causar nos pilotos uma “Perda Auditiva Induzida por Ruído” -conhecida pela sigla PAIR -, lembra outro órgão norte-americano, o “House Ear Institute” (Instituto Casa do Ouvido), de Los Angeles.

A situação piora porque muitos motociclistas alteram o sistema de escapamento, utilizando ponteiras esportivas ou personalizadas, que elevam ainda mais o nível de ruído emitido pelas motos.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo