Chega ao mercado de "duas rodas" a EV 1000 Sport, a primeira motocicleta elétrica fabricada no Brasil. O lançamento da rede "dealer", ou seja, de lojistas autorizados, aconteceu na Festa da Uva, de Caxias do Sul, encerrada no último dia 5 de março.
A moto EV 1000 Sport apresenta como principais características a baixa manutenção, por ser elétrica, e o custo baixo para recarga das baterias. Tem uma autonomia de 70 quilômetros e velocidade máxima de 50 km/h. A recarga da moto por eletricidade leva de 4 a 6 horas e garante 70 quilômetros rodados.
Homologada pelo Denatran, a EV 1000 Sport pode transitar nas ruas, e chega ao mercado brasileiro em junho deste ano. As motos Evader unem performance à economia, e respeitam o meio ambiente. A novidade vem dos Estados Unidos, onde está a sede da Evader, empresa que optou por instalar uma fábrica em Manaus para abastecer o mercado local.
O conceito de moto elétrica é novidade no Brasil e deve ser rapidamente absorvido pelos segmentos que utilizam moto para patrulhamento, segurança de condomínios e aeroportos, como também para o lazer das famílias.
A primeira Evader a ser fabricada, a EV 1000 Sport, chega com o preço de R$ 6 mil para o consumidor final.
Sem emissão de gases e silenciosa, a moto EV1000 Sport tem fácil manutenção e troca da bateria (com tecnologia alemã) a cada 21 mil quilômetros.
A garantia é de um ano ou 12 mil quilômetros rodados. O conceito de moto elétrica é muito bem-vindo em países como a França e a Alemanha, onde são aplicados de 20 a 30% de descontos nos impostos.
De acordo com o presidente da Divisão da Evader para América Latina, Júlio Almeida, antes de chegar ao Brasil, a Evader pesquisou o mercado brasileiro, que no ano de 2004 teria comercializado 170 mil unidades de "scooters", segmento onde a Evader entra forte, competindo com preço, qualidade e performance.
Para o diretor da ZoomCar, Alexandre Waltrick dos Santos, representante da marca Evader para o Sul do País, a formação da rede de lojistas autorizados é o primeiro passo para que os estados do Sul tenham o produto. "Estamos cadastrando revendedores em várias regiões do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Nosso objetivo é o de atingir 180 revendedores", comentou.
E concluindo disse: "Este é o primeiro veículo elétrico autorizado para emplacamento no cenário nacional".
