Teoricamente a picape leve surgiu para levar carga. Mas na prática, por ter preço competitivo, é usada pelos jovens como carro do dia-a-dia, que afirmam que elas têm ?pegada? esportiva. Portanto, as picapes estão na moda. E derivadas de veículos de passeio representam segmento bastante atraente, com modelos das quatro grandes montadoras. Por isso a General Motors do Brasil decidiu lançar uma opção mais barata da Montana, equipando-a com o novo motor 1.4 EconoFlex.

continua após a publicidade

A Montana 2008, que está nas revendas da marca, tem visual moderno, bem ao gosto do segmento representado na maioria por consumidores jovens. Herdadas do Corsa, suas linhas ainda não envelheceram. E detalhes como faróis com máscara negra, molduras pretas dos pára-lamas, barra de proteção do teto na cor preta, ponteira cromada do escapamento e rodas de liga, realçam seu aspecto esportivo. Outro detalhe característico da picape da GMB são os apoios laterais para os pés, que permitem melhor acesso à caçamba.

continua após a publicidade

Internamente, as novidades foram discretas, com bancos com novo tecido e painel de instrumentos com novo grafismo. A cabine oferece conforto para dois adultos. Encontrar uma boa posição de dirigir não é fácil, pois a coluna de direção não é ajustável e a regulagem de altura do banco do motorista é opcional. A visibilidade traseira deixa a desejar, devido ao pequeno vidro e às duas barras de proteção da cabine, embora os retrovisores sejam de bom tamanho. O espaço atrás dos bancos é suficiente para acomodar bagagem de casal em viagem de férias.

Verdade é que a maioria dos consumidores desse tipo de veículo raramente transporta carga, comercialmente falando. Mas é preciso considerar que esse público também tem suas necessidades, como levar jet ski, moto, asa delta, entre outros. Por isso, a capacidade da caçamba conta muito. A Montana pode transportar 549 quilos (mais dois ocupantes de 70 kg cada) e tem espaço suficiente para acomodar bagagem aventureira.

continua após a publicidade

Mas um dos destaques da Montana 2008 é o novo motor 1.4 litro EconoFlex, que rende 105 cavalos de potência, quando abastecido com álcool, e 99 cv, com gasolina, ambos a 6.000 rpm. Durante a avaliação do Jornal do Automóvel, o novo motor 1.4 mostrou que é suficiente para a picape passear ou trabalhar, com bastante economia, pois o motor é um dos mais econômicos da categoria. O câmbio ajuda, com engates macios, com relações de marcha bem dimensionadas.

A suspensão oferece boa estabilidade, sem sacrificar o conforto. As retomadas de velocidade e aceleração são boas para a sua cilindrada. E a perda de rendimento com ar-condicionado ligado e carga útil de 650kg é aceitável. Com álcool no tanque, tem melhor rendimento, principalmente na estrada, sendo equivalente com 100% de gasolina no uso urbano. Mas a economia depende do peso do pé de cada motorista. (BN)

Ficha técnica

MOTOR

Modelo: X14YFH Família I

Cilindrada: 1.389 cm3³

Potência: Álcool: 105 cv a 6.000 rpm;

Gasolina: 99 cv a 6.000 rpm

Torque: Álcool: 13,4 mkgf (131 Nm) a 2.800 rpm; Gasolina: 13,2 mkgf (129 Nm) a 2.800 rpm

Transmissão

F15-5 WR – Manual de 5 velocidades à frentesincronizadas

Suspensões

Dianteira: Independente McPherson, molas helicoidais, amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados a gás, barra estabilizadora 21 mm

Traseira: Semi-independente, viga de torção soldada com 2 braços fundidos de controle, molas tipo barril com diâmetro variável e progressiva, amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados a gás

Freios

Discos ventilados dianteiros, tambor traseiro

CAPACIDADES

Caçamba: 1.143 litros

Carga útil: 730 kg

Porta-malas: 550 litros

Tanque: 52,5 litros

Óleo do motor: 3,25 litros (3,5 com o filtro)

Desempenho

Velocidade máxima (km/h): Álcool: 175; Gasolina: 174

Aceleração 0 a 100 km/h (s): Álcool: 12s3; Gasolina: 13s0

Aceleração 0 – 400 m (s): Álcool: 18s5; Gasolina: 18s8

Aceleração 0 – 1.000 m (s): Álcool: 34s2; Gasolina: 34s8