Ford, Honda e General Motors foram as primeiras montadoras a repassarem imediatamente aos seus preços os benefícios resultantes da redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados). Na GM, a redução média foi de 6,35% nos preços dos veículos com motores situados acima de 1.0 litro e até 2.0 litros, faixa em que o IPI teve alteração na alíquota de 25% para 16% (modelos a gasolina) e de 20% para 14% (modelos a álcool).
Agora, o novo Corsa Hatch 5P 1.8 custa R$ 23.730,00. O novo Corsa sedan de 4P 1.8 sai R$ 25.030,00. O Astra Hatch 2.0 3 portas é vendido por R$ 29.960,00, o Astra Sedan 2.0 tem preço de R$ 32.580,00, e a Zafira 2.0 8 válvulas está custando R$ 38.800,00. As reduções de preços diminuíram os valores cobrados anteriormente entre R$ 1.611,00 e R$ 2.641,00.
A Ford também decidiu aplicar os preços mais baixos na venda dos automóveis 2002 que já se encontram no estoque de rede de distribuidores. A montadora, no entanto, ainda não divulgou a política de preços adotada para os modelos 2003, que serão lançados nos próximos meses. O Ka 1.0 L e o Fiesta Street 1.0 passam a custar R$ 14.870,00. O novo Fiesta 1.0 sai R$ 18.860,00, o Focus Hatch 1.8 está sendo comercializado por R$ 30.100,00, o Focus Sedan 2.0 tem preço de R$ 32.990,00, e o Fiesta Sedan 1.0 sai por 19.830,00.
Já a Honda reduziu os preços da linha Civic. O modelo conta com quatro versões: LX MT (R$ 36.875,45), LX AT (R$ 39.946,36), EX MT (R$ 44.816,58) e EX AT (R$ 47.650,14). As outras montadoras estão seguindo o mesmo caminho, anunciando novas tabelas com reduções de preços. Interessante seria dar tempo para o mercado se acomodar.