Rodar sem medo de o pneu furar, para muitos motoristas, é um privilégio que se traduz em segurança ao rodar.
De olho na satisfação dos motoristas, e com o intuito de oferecer uma excelente experiência, os melhores fabricantes de veículos do mundo adotaram a tecnologia “RunOnFlat” em seus melhores modelos.
A tecnologia “RunOnFlat” de pneus é tão avançada que hoje é utilizada por vários fabricantes de automóveis. Do pequeno Mini à imponente Ferrari, uma infinidade de grandes carros tem nos “RunOnFlat” a certeza de que nunca precisarão parar de repente por causa de furos.
A tecnologia está disponível como equipamento opcional, ou mesmo de série, em vários carros de montadoras como BMW, Chevrolet, Ferrari, Land Rover, Maserati, Mercedes, Mini e Rolls Royce.
As paredes em vermelho são reforços estruturais feitos da própria borracha do pneu.
Quando o pneu convencional perde pressão, a roda agride a borracha. Ou o motorista pára e substitui o pneu, ou vai perdê-lo.
Mas com os “RunOnFlat”, a coisa é bem diferente. Não só é possível rodar com ele furado, a até 80 Km/h, como ele agüenta rodar por 80 quilômetros, até você achar um borracheiro e repará-lo em segurança.
Mas a tecnologia é tão eficiente que dispensa a necessidade de carregar um estepe no porta-malas. A maioria dos veículos atuais pode receber os “RunOnFlat”, desde que um sensor de pressão seja instalado nas 4 rodas.
Esse equipamento é necessário porque é muito difícil o motorista sentir quando o pneu perde pressão. Com a pressão monitorada, o motorista evita que o pneu seja usado fora das especificações de autonomia, no caso, 80 quilômetros depois do furo, deixando obsoleto o pneu reserva.