A Ford acabou com os mistérios envolvendo a nova geração do Ka. O modelo foi mostrado, como conceito, na fábrica onde será produzido a partir do primeiro semestre de 2014, em Camaçari (BA). O carro será um modelo global, isto é, vendido tanto Brasil quanto em outros países. Uma das novidades é a configuração com 4 portas, enquanto nas gerações anteriores havia apenas a opção única de 2 portas.
Segundo projeto global desenvolvido no Brasil (o primeiro foi o EcoSport), o novo Ka substituirá, de uma só vez, os atuais Ka e Fiesta Rocam. A carroceria sedã também está prevista para estrear em 2014, o que aposentará o Fiesta Rocam Sedan.
O design do Ka Concept está alinhado com as últimas tendências de estilo da Ford. A frente traz a nova grade trapezoidal e faróis afilados, lembrando bastante o New Fiesta. De lado, o carro tem um desenho mais comedido que o irmão maior, com uma linha de cintura ascendente parecida com a do Chevrolet Onix. Já a traseira traz lanternas que invadem as laterais e desenho mais limpo, especialmente na tampa do porta-malas.
Motores
O compacto deverá ter a opção de motor 1.0 de três cilindros e 12 válvulas. Haverá ainda a versão com o bloco Sigma 1.5, de 111 cv a 5.500 rpm e 15 kgfm com etanol e 107 cv a 6.500 rpm e 14,8 kgfm de torque a 4.250 rpm com gasolina o mesmo que equipa o New Fiesta.O modelo chegará revigorado para enfrentar o Hyundai HB20, Chevrolet Onix, Fiat Palio, entre outros.
Durante a apresentação do novo projeto, o presidente da Ford América do Sul, Steven Armstrong, anunciou que a empresa vai aumentar a capacidade da planta de Camaçari e terá uma fábrica de motores no local, prevista para o próximo ano.