Seguindo o calendário de lançamentos anunciado para este ano, a Citroën apresenta e dá início a comercialização das novas versões do C5 (sedã e perua) para o mercado brasileiro.
Lançado em 2008 no mercado europeu, o Novo C5 sedã tem preço sugerido de R$ 103.500, enquanto a versão Tourer (perua) parte de R$ 112.500.
Importados da França, os dois modelos de luxo são equipados com o motor a gasolina 2.0 litros, de quatro cilindros e 16 válvulas, com potência de 143 cv e torque máximo de 20,4 kgfm a 4.000 rpm.
O Novo C5 tem 4,78 metros de comprimento, 1,86 metros de largura e 1,45 m de altura. A distância entre-eixos, de 2,82 metros, cresceu 65 milímetros em relação à geração anterior.
A versão Sedã tem porta-malas com capacidade para 439 litros, enquanto a Tourer oferece 505 litros – que podem ser ampliados para 1.490 litros com os bancos traseiros rebatidos.
De série, as duas versões trazem: freio de estacionamento elétrico automático, sistema de ajuda de estacionamento, faróis de xenônio autodirecionais com luz de ângulo (que ajudam o motorista em curvas muito fechadas), ajuda à partida em subidas, rádio CD player com MP3 e bluetooth, nove “airbags”, freios ABS com EBD (controle de estabilidade), além de volante com comandos centrais fixos, bancos revestidos de couro, sendo que os dianteiros trazem regulagem elétrica com seis posições.
A luz de ângulo dos faróis autodirecionais ajuda o condutor em manobras.
O freio de mão, automaticamente acionado quando o motor é desligado, também pode ser acionado por um botão no console central.
O freio trabalha em conjunto com um sistema de ajuda à partida em declives, como no C4 Picasso. E o ESP mantém automaticamente o veículo parado durante dois segundos depois que o condutor solta o pé do freio.
Por intermédio de dois sensores no pára-choque dianteiro, o sedã indica ao motorista o tamanho do local livre da vaga e o nível de dificuldade da manobra. De acordo com a Citroën, basta que o condutor aperte o botão ‘P’ (Push), no volante e, em seguida, ative a seta direita ou esquerda para mostrar ao sistema o lado que deseja ‘mapear’. Então, o motorista avança ao longo de uma fila de veículos estacionados, numa velocidade inferior a 20 km/h.