Para a Citroën, o rali não é nenhuma novidade. Cinco vezes campeã do WRC (Campeonato Mundial de Rali de Velocidade) com o C4 conduzido pelo francês Sébastien Loeb, a marca dos “chevrons” desta vez invade a categoria com uma versão especial do DS3 R3. Homologado pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA), o modelo pode competir no grupo R3T, na qual os carros têm de manter carroceria e motor originais. Mas isso não significa que os bólidos não possam ser preparados. No DS3 R3, o motor 1.6 Turbo foi modificado para gerar 210 cv e 35,7 kgfm de torque, além de possuir estrutura reforçada por gaiola de proteção, que deixou o carro mais rígido e seguro para os ocupantes. A transmissão do modelo de competição também é diferente.
Acoplado ao motor vai o câmbio semi-automático de 6 marchas, que, de acordo com a montadora francesa, é duas vezes mais rápido que uma caixa manual convencional. E sua suspensão, também de acordo com a Citroën, foi preparada para alta performance tanto na terra como no asfalto, além de possuir diferentes regulagem.
Outra peculiaridade do DS3 R3 é sua distribuição de peso. Para melhorar o equilíbrio, a bateria e o extintor de incêndio automático vão atrás dos assentos, enquanto o baixo centro de gravidade é beneficiado por uma placa de aço, instalada abaixo do motor. Além disso, o tanque de combustível é flexível, tornando-o mais seguro no caso de acidentes.
Construído a partir de componentes da série e de peças específicas para competição, o DS3 R3 é comercializado pela Citroën Racing em “kit” ou nas versões “ready-to-race” (pronto para competir). Os preços do DS3 R3 para rali de velocidade ainda não foram divulgados pela Citroën.