Modelo Citroën DS3 de competição

Para a Citroën, o rali não é nenhuma novidade. Cinco vezes campeã do WRC (Campeonato Mundial de Rali de Velocidade) com o C4 conduzido pelo francês Sébastien Loeb, a marca dos “chevrons” desta vez invade a categoria com uma versão especial do DS3 R3. Homologado pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA), o modelo pode competir no grupo R3T, na qual os carros têm de manter carroceria e motor originais. Mas isso não significa que os bólidos não possam ser preparados. No DS3 R3, o motor 1.6 Turbo foi modificado para gerar 210 cv e 35,7 kgfm de torque, além de possuir estrutura reforçada por gaiola de proteção, que deixou o carro mais rígido e seguro para os ocupantes. A transmissão do modelo de competição também é diferente.

Acoplado ao motor vai o câmbio semi-automático de 6 marchas, que, de acordo com a montadora francesa, é duas vezes mais rápido que uma caixa manual convencional. E sua suspensão, também de acordo com a Citroën, foi preparada para alta performance tanto na terra como no asfalto, além de possuir diferentes regulagem.

Outra peculiaridade do DS3 R3 é sua distribuição de peso. Para melhorar o equilíbrio, a bateria e o extintor de incêndio automático vão atrás dos assentos, enquanto o baixo centro de gravidade é beneficiado por uma placa de aço, instalada abaixo do motor. Além disso, o tanque de combustível é flexível, tornando-o mais seguro no caso de acidentes.

Construído a partir de componentes da série e de peças específicas para competição, o DS3 R3 é comercializado pela Citroën Racing em “kit” ou nas versões “ready-to-race” (pronto para competir). Os preços do DS3 R3 para rali de velocidade ainda não foram divulgados pela Citroën.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna