No início da semana (16 e 17 de junho), a Mercedes-Benz reuniu a imprensa automobilística em Campinas (SP), para apresentar o novo Classe ML 320 CDI com motor a diesel. Desde que fez sua estréia no mercado brasileiro, em 1998, o Classe M impôs-se no mercado brasileiro como o utilitário-esportivo Premium atraente e versátil. Em sua nova geração, que desembarcou no Brasil em 2007, a ML trouxe uma mescla de superfícies fortemente contornadas, com destaque no pára-brisa inclinado e no formato abaulado dos pára-lamas.
O conjunto propôs uma sensível mistura entre esportividade e robustez. À época, a Classe M estreou novas proporções de carroceria: 150 mm mais longa (4.780 mm), 71 mm mais larga (1.911 mm) e 5 mm mais baixa (agora 1.815 mm com trilhos de teto) que seu modelo antecessor. A distância entreeixos cresceu em 95 mm para 2.915 mm. Mas é o novo motor movido a diesel V6, que marca sua estréia no mercado brasileiro, que surge como grande atração desta versão. Ele oferece injeção ?common-rail? de terceira geração, entregando 165 kW/ 224 cv e desenvolvendo torque máximo de 510 Nm/ 52 kgfm disponível a partir de 1.600 rpm. Apesar do vigor no desempenho, esse modelo diesel consome apenas 9,4 litros por 100 km, ou 10,6 km/l, no consumo combinado, tornando o novo Classe M um dos mais econômicos fora de estrada de sua classe.
A exclusiva transmissão automática de sete velocidades 7G-TRONIC é equipamento de série da ML 320 CDI. O gerenciamento inteligente de marchas permite que a caixa faça uso otimizado das reservas de potência do motor, mas também contribui decisivamente para a economia de combustível. A 7G-TRONIC é operada eletronicamente através de uma alavanca de marchas posicionada próxima ao volante, um novo sistema que a Mercedes-Benz denomina DIRECT SELECT. Botões adicionais de mudança de marcha no volante permitem ao motorista operar as sete marchas.
Com o pacote apresentado pelo Classe M, pode-se dizer que os sistemas de tração de SUV´s saltaram para uma nova geração. O conjunto de tração permanente nas quatro rodas (4ETS) incorpora funções adicionais como DSR (Regulagem de Velocidade em Descidas Íngremes), Assistência de Arrancada e sistema ABS Off-Road. Com toda essa tecnologia, o Classe M a diesel trafega tranquilamente tanto em centros urbanos como em estradas e principalmente em situações ?off-road?. Em nossa próxima edição publicaremos avaliação feita na pista de testes da M-Benz em Campinas (SP), onde o carro mostrou todo seu potencial enfrentando com tranqüilidade e desenvoltura terrenos adversos. (BN)