Durante o Salão de Tóquio, a Mitsubishi deu sinais que quer ingressar no mercado dos carros compactos para países emergentes, assim como suas conterrâneas Toyota, Honda e Nissan. Entretanto, a fabricante está um pouco atrasada. Seu modelo para ingressar no mercado de compactos é o Mirage, um “hatch” de formas tímidas revelado no Japão, durante no Salão de Tóquio. A grande novidade do modelo é o motor MIVEC 1.0 litro, que tem três cilindros e comando variável de válvulas. Graças a isso e também ao câmbio CVT e ao sistema “Start-Stop”, que desliga o motor em paradas curtas. De acordo com a fabricante japonesa o compacto faz 30 km/l. É mais econômico que um Gol, o carro mais vendido no Brasil. Falando a jornalistas no Salão de Toquio, Osamu Masuko, presidente mundial da Mitsubishi, revelou que o presidente da MMC Motors, representante da montadora no Brasil, Eduardo Souza Ramos, esteve com ele recentemente no Japão, mas não deu detalhes sobre o encontro. Souza Ramos prepara a unidade de Catalão, em Goiás, para fabricar o “crossover” ASX, que estreou com sucesso em nosso mercado, porém, sofre com a alta do IPI para importados. O presidente da Mitsubishi deu a entender que o Mirage pode ser feito no Brasil, porém, como numa sociedade mais ampla com a empresa de Souza Ramos. Mas isso só depois de 2014. O Mirage estreará em março, na Tailândia, e chegará em seguida ao Japão.

continua após a publicidade

continua após a publicidade