A Mitsubishi apresentou na última quinta-feira (22) à imprensa especializada o “crossover” (combinação de utilitário esportivo e minivan) Airtrek. O carro chega às lojas a partir da semana que vem como modelo importado e terá como principal concorrente o Subaru Forester.
O Airtrek representa, dentro da marca, mais uma nova alternativa. É um carro que proporciona ao motorista e aos seus ocupantes uma agradável sensação de prazer ao ser dirigido. Qualquer que seja o tipo de situação: “on ou off-road”. A flexibilidade de espaço interno oferece o máximo de conforto tanto para o dia-a-dia quanto para as viagens. O alto nível de equipamentos de conveniência é complementado por uma performance veicular de nível superior.
E o seu estilo arrojado e inovador oferece um visual que sugere diversão além da simples utilização. O visual ousado chama a atenção por detalhes como a grade bipartida e o capô com vincos pronunciados. Para dar um toque de esportividade, há um discreto aerofólio logo acima do vidro traseiro e defletores de ar laterais.
Nessa nova geração “cross-over”, o desenho foi definido procurando criar uma silhueta que transmita a sensação de desempenho tanto no asfalto quanto no “off-road”. As rodas de grande diâmetro ajudam a compor a estética e proporcionam melhor desempenho no fora-de-estrada.
Interior funcional
Tudo foi pensado para resultar num estilo que permita ao Airtrek transmitir ao usuário o máximo de sensação de liberdade de espírito, porém aliado a uma performance superior. Suas linhas resultam num misto de esportividade e elegância, mas que sugerem o ineditismo da criatividade das formas de um “carro conceito”.
O desenho do painel e a sua conformação nas cores preto e prata remete a uma sugestão futurística das versões esportivas dos anos 60, evocando um senso de nostalgia ao dirigir. A instrumentação tem apelo esportivo e a sua inclinação e a boa legibilidade do grafismo, tanto os alfanuméricos quanto os de cristal líquido, oferecem excelente visualização. O conforto dos bancos é ampliado pela forração de couro em dois tons de cinza e pela presença do apoio central de braços. As laterais das portas vêm equipadas com porta-mapas.
O Airtrek vem equipado com um motor de 2,4 litros com injeção de cornbustível ECI-Mult1 de 136 cv a 5.000 rpm e torque de 20,9 kgf.m a 2.500 rpm. O câmbio é o automático Invecs-11, com sistema seqüencial Sports Mode, de quatro marchas, que oferece a possibilidade dos engates serem feitos manualmente, para os que gostam de dirigir esportivamente.