Começam a ser vistas nas ruas de Curitiba e de outras cidades da Região Metropolitana de Curitiba, as primeiras unidades da minivan Livina.
É o primeiro automóvel (minivan) de passeio produzido pela Nissan no Brasil – e o primeiro “flex” da marca japonesa no País.
Apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo do ano passado, o Nissan Livina tem linhas inspiradas no “crossover” Murano, principalmente no capô, grade frontal e para-choque. A traseira tem visual limpo, com desenho das lanternas que não se integra à tampa do porta-malas, um “design” que divide opiniões.
Retrovisores externos e maçanetas na cor da carroceria, só nas versões SL, tanto com motor 1.6 quanto com motor 1.8 litros, que são equipadas com faróis de neblina e rodas de liga-leve de 15″. Sem o logotipo “SL”, o Livina traz rodas de aço de 14 polegadas.
Seu visual externo conta ainda com um pacote especial de acessórios, o “Aerokit”, que inclui “spoilers” dianteiros e traseiros, saias laterais e aerofólio.
Destaque também para o reservatório de partida a frio, que fica na parte externa, entre a tampa do capô e o para-brisa.
No banco traseiro, o Livina dá tranquilidade às pernas e às cabeças dos passageiros, uma vez que a altura do teto não incomoda os mais altos.
Quem viaja no meio, porém, não tem encosto de cabeça. A capacidade do porta-malas (449 l) pode ser ampliada para 769 litros com os bancos rebatidos. A posição de dirigir do Livina é agradável, mesmo com a regulagem imprecisa do encosto, por alavanca, e o cinto de segurança sem regulagem de altura. A boa ergonomia do Livina dá a sensação que tudo está em seu devido lugar.
A transmissão automática do Livina 1.8, disponível apenas nos modelos com motor 1.8 litros, é agradável e não transmite trancos, e conta com a opção do recurso “overdrive”, alonga a relação da quarta marcha e privilegia o consumo de combustível.
O Livina tem suspensão firme, que priva os ocupantes dos desconfortos do solo e dá estabilidade nas curvas. O Livina disputará mercado com o Honda Fit. (BN)
Ficha técnica
Motor: dianteiro, transversal, 4cilindros em linha, 16V, flex, 1.598 cm³ (1.6) e 1.798 cm³ (1.8) de cilindrada
Potência: 104 cv (gasolina) a 108 cv (álcool) a 5.750 rpm (1.6) e 125 cv (gasolina) a 126 cv (álcool) a 5.200 rpm (1.8)
Torque: 14,9 kgfm (gasolina) a 15,3 kgfm (álcool) a 3.250 rpm (1.6) e 17,5 kgfm a 4.800 rpm (álcool e gasolina)
Direção: elétrica
Câmbio: manual de cinco velocidades (1.6) e automática de quatro velocidades (1.8)
Suspensão: dianteira independente tipo McPherson com barra estabilizadora; traseira com eixo de torção, barra estabilizadora e molas helicoidais
Freios: disco na dianteira e a tambor na traseira
Dimensões: 4,18 m de comprimento;
1,69 m de largura; 1,57 m de altura; 2,60 m de entreeixos
Peso: 1.159 kg (1.6) a 1.193
kg (1.8 SL) Tanque de combustível: 50 litros
P-malas: 449 litros
Preços: R$ 46.690,00 (1.6),
R$ 51.490,0,0 (1.6 SL),
R$ 50.690,00 (1.8) e
R$ 56.690,00 (1.8 SL)