Com o protótipo Countryman, a Mini recupera um ícone da sua história. Apesar de o novo conceito trazer características estéticas semelhantes às encontradas na versão Morris Minor Traveller, o modelo vem com algumas interessantes inovações estruturais e tecnológicas, que privilegiam bastante o conforto.
E, segundo informações da montadora, a principal delas está no sistema de abertura das portas, que se deslocam paralelamente as laterais, o que facilita o acesso interno ao veículo.
Com o aumento da distância entreeixos, o espaço interno também foi aprimorado. Graças a grande distância entreeixos se tem fácil acesso aos assentos traseiros. E a ausência de console central entre os assentos traseiros também permite maior conforto aos passageiros. O teto solar cobre quase a totalidade do teto. Outro ponto interessante fica por conta do espaço satisfatório do porta-malas, que traz também sistema inovador de abertura. Sua porta simetricamente dividida em duas, facilita o acesso ao espaço destinado às bagagens.
Apesar do ?concept car? da Mini ser apresentado com o nome Countryman, a designação da versão de produção deverá ser Clubman ou Traveller. O Mini Concept exposto em Frankfurt tem uma cor prateada que brilha quando está exposto a luz.