Pela primeira vez, a versão moderna do Mini lançada em 2001 ganha carroceria conversível.
O Mini Cooper Cabrio e Mini Cooper S Cabrio apresentados recentemente pela BMW, serão lançados no segundo trimestre de 2009.
Os compactos ingleses trazem algumas melhorias mecânicas em relação à versão fechada e passam a contar com novos acessórios.
O conversível está 10 kg mais leve do que a versão anterior. E seu porta-malas teve sua capacidade ampliada em 5 litros, tanto com a capota aberta quanto fechada.
Mantendo o ar retrô do carro, a capota é de lona, mas pode ser rebatida eletricamente em 15s a até 30 km/h. Para estimular as viagens a céu aberto, foi instalado ar condicionado automático que mantém a temperatura agradável e um dispositivo chamado “Always-Open Timer”, que mostra ao motorista o quanto ele rodou com a capota aberta.
O Mini conta com um santantônio que fica recolhido, sem atrapalhar o campo de visão. Ele só se levanta em caso de capotamentos, numa fração de 150 milisegundos.
Na parte mecânica, o Cabrio ganhou novo ajuste de suspensão e duas motorizações. A versão de entrada, a Mini Cooper Cabrio, é equipada com motor 1.6 com comando de válvulas variável e 120 cv, acelerando de 0 a 100 km/h em 9s8 e atingindo 198 km/h.
A versão Mini Cooper S Cabrio, a top de linha, tem o mesmo motor 1.6, mas incorpora o “twin-turbo” e a injeção direta, saltando para 175 cv, indo de 0 a 100 km/h em 7s4 e alcançando 222 km/h.
Em seu painel de instrumentos indicador sugere a marcha mais adequada para economia de combustível. Os modelos vêm de série com câmbio manual de 6 marchas ou transmissão automática de 6 velocidades como opcional. As rodas são de 15 polegadas (Cooper) ou de 16 (Cooper S).
O Mini Cabrio tem airbags frontais e laterais nos assentos, que protegem a cabeça e o tórax. A comercialização do Mini Cabrio na Europa deverá ocorrer a partir de meados do próximo ano.
