Os dois modelos devem chegar com "design" totalmente renovado, assim como toda a parte interna e a motorização – aspirada e turbo variável. Os novos Mini deverão fazer tanto sucesso quanto os antecessores, lançados em 2001.
Embora visualmente seja similar ao último modelo vendido no mercado, todo corpo do painel é totalmente novo.
As mudanças foram discretas. Externamente o Mini cresceu 60 milímetros. Na frente o compacto traz faróis de mesmo formato, porém com novos refletores, além de capô, grade e pára-choque redesenhados. Na traseira apenas as lanternas receberam novos elementos internos e o pára-choque trouxe traços revistos. Internamente mudaram o console central e o volante.
Novidade, também, na motorização: um 1.6 litro com válvula variável "Valvetronic" BMW que desenvolve 120 cv de potência máxima, produzindo mais potência. Mas segundo a montadora alemã, também ficou mais econômico e menos poluente.
O Turbocharge do Mini Cooper S gera 175 cavalos de potência máxima e ambos os modelos estão equipados com transmissão manual de seis velocidades ou automática de seis marchas com "padle shifters", ou seja, as marchas podem ser trocadas manualmente, no estilo Fórmula-1, com hastes colocadas atrás do volante.
Segundo a BMW, os novos Mini ganharam direção eletromecânica com ajustes de leveza, controle de estabilidade ESP recalibrado e um sistema de auxílio em ladeiras, batizado "hill assist". Sua suspensão foi redesenhada e, opcionalmente, pode ser mais esportiva. Inicialmente o Mini será comercializado nas versões Cooper e Cooper S de duas e quatro portas.