A era do bicombustível chegou ao automóvel. Cada vez mais carros do gênero estão disponíveis nas concessionárias. E a primeira minivan que pode ser abastecida com álcool ou gasolina, puros ou misturados em qualquer proporção, é a Meriva Flexpower.

O monovolume da GMB, além do novo sistema de alimentação, tem a relação mais curta entre as principais novidades. O próximo item de conforto que a minivan deverá receber é o câmbio automático, que deve estar disponível até o fim do ano.

Na traseira, o logotipo “Flexpower” é a única diferença estética dessa nova versão bicombustível, que passa a ser oferecida com pacote CD, cujos principais equipamentos são: ar-condicionado, rodas de liga leve de aro 15, emblema CD, acabamento interno de luxo e bandejas escamoteáveis para os passageiros que vão atrás. Entre as novidades destaca-se a disponibilidade do “airbag” duplo e dos freios entre os itens opcionais.

Se o espaço não for suficiente, o sistema “FlexSpace” (opcional) permite mover os assentos traseiros individualmente ou dobrá-los completamente formando uma superfície plana que permite melhor acomodação da carga. Com os bancos rebatidos é possível se levar até 1.380 litros de bagagem. Outra vantagem é o banco traseiro deslizante, que permite variar a capacidade do porta-malas e o espaço disponível para os passageiros.

Quem costuma viajar constantemente vai sentir falta dos principais controles do sistema de som no volante. Isso porque é preciso abaixar o volume do som toda vez que o carro sai da estrada e entra em trechos urbanos. Como em velocidade o nível de ruído aumenta, ouvir música exige girar o botão do volume do rádio para apreciar as músicas sem ser atrapalhado pelo barulho do motor. De volta à cidade e quase na marcha lenta, torna-se a ter que esticar o braço para alcançar o botão do volume novamente.

A baixa posição da alavanca de câmbio é um ponto negativo que precisa ser revisto, mas o nível de acabamento e o espaço interno merecem elogios, bem como a versatilidade proporcionada pelo sistema de bancos dobráveis e as mesinhas dobráveis para os que viajam atrás. Entre as novidades, novas opções de cores, como a perolizada Azul Perseus e as metálicas Bege Nevada e Cinza Colima.

OLHO CLÍNICO

Avaliado pelo Jornal do Automóvel, o Meriva Flexpower 1.8 (8V) apresentou-se mais ágil com apenas álcool no tanque. Seu conjunto mecânico recebeu novos ajustes. A é de 10,5:1 e não mais de 9,4:1 para trabalhar com o sistema que aceita álcool e gasolina. Outra alteração é o emprego do diferencial da extinta versão 16V, 6% mais curto, o que deu mais agilidade ao carro.

Durante a avaliação o motor 1.8 mostrou-se eficiente graças aos seus 105 cv de potência e 17,3 kgfm a 3.000 rpm quando alimentado apenas com gasolina. Se abastecido só com álcool, a potência sobe para 109 cv e o torque chega a 18,2 kgfm. A diferença entre os dois combustíveis pode ser notada nas ultrapassagens.

O sistema de suspensão funciona em dois estágios. O primeiro para dar conforto ao rodar e o outro para manter o carro estável, embora o alto centro de gravidade contribua com a inclinação da carroceria, mas mostra estabilidade compatível com a proposta de minivan familiar.

E o consumo também não é um dos pontos fortes. Com gasolina o carro testado chegou a 8,5 km/l em trecho urbano e 13,5 km/l na estrada, números que caem para 7 km/l e 10, km/l, respectivamente, se tiverem apenas álcool no tanque. Com todos os equipamentos disponíveis, a Meriva Flexpower 1.8, custa aproximadamente R$ 52.713,00.

Motor: C18XE Família I -Transversal – Número de cilindros: 4 em linha

Cilindrada: 1.796 – Diâmetro e Curso (mm): 80,5 x 88,2

Válvulas: SOHC, duas válvulas por cilindro

Injeção eletrônica de combustível: M.P.F.I. (Multi Point Fuel Injection) – Taxa de compressão: 10,5:1

Potência: 105 cv a 5.400 rpmÁlcool: 109 cv a 5.400 rpm – Torque máximo líquido – (ABNT NBR 5484 ISO 1585): Gasolina: 17,3 mkgf (170 Nm) a 3.000 rpm – Álcool: 18,2 mkgf (178 Nm) a 3.000 rpm

Combustível recomendado: Gasolina comum e/ou Álcool hidratado

Alternador: 70 A (100 A com ar condicionado)

Consumo: (Cidade/Estrada/Média): Gasolina: 10,0 / 14,9 / 12,2 – Álcool: 7,2 / 10,4 / 8,6

Transmissão: Modelo: F17-5 WR – Manual de 5 velocidades à frente sincronizadas

Relação de marchas: – Primeira: 3,73:1 – Segunda: 1,96:1 -Terceira: 1,31:1 – Quarta: 0,95:1 – Quinta:0,76:1 -Ré: 3,31:1Diferencial: 4,19:1

Freios: Tipo: Discos ventilados dianteiros, tambor traseiro (Opcional: sistema de freios anti-blocante (ABS) de 5a geração) – Diâmetro x espessura (mm): Dianteiro: 260 x 24; traseiro 230 x 40

Rrodas/pneus: Roda tamanho e tipo:14 x 5« – aço (Opcional: 15 x 6 – liga leve) – Pneus: 175/70R14 (Opcional: 185/60R15)

Desempenho: Velocidade máxima (km/h): Gasolina: 178 – Álcool: 178 – Aceleração 0 a 100 km/h (s): Gasolina: 11s4 -Álcool: 11s2 – Aceleração 0 -400 m (s): Gasolina: 17s9 – Álcool: 17s4 – Aceleração 0 1.000 m (s): Gasolina: 33s2 – Álcool: 33s0 – Retomada 40 a 100 km/h (s): Gasolina: 15s6 (4a marcha) – Álcool: 15s2 (4a marcha) – Retomada 80 a 120 km/h (s): Gasolina: 14s9 – (5a marcha) – Álcool: 14s5 (5a marcha)

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