Mercedes revela o CLC, feito no Brasil

mercedesclc070208.jpgA Mercedes-Benz acaba de revelar a sua nova aposta global: o CLC (Class Sport Coupe). O modelo, que está sendo produzido na planta brasileira de Juiz de Fora, MG (mesma fábrica onde era montado o antigo monovolume Classe A) , chegará para assumir o papel de cupê mais acessível da montadora alemã.

Mas não se trata de uma nova geração, apenas um ?facelift? em comparação ao seu antecessor Classe C SportCoupé. Além do nome, a montadora alemã afirma que foram incorporados ao veículo 1.100 novos componentes. Independente disso, à primeira vista, o que mais chama a atenção é o novo estilo da dianteira.

A estrela que simboliza a marca fica localizada no centro da grade, seguindo a linha de estilo dos últimos lançamentos da marca. A traseira também foi modificada, mas ainda utiliza componentes do SportCoupé. O seu interior tem iluminação do painel diferenciada e detalhes em alumínio. São 4,45 metros de comprimento para enfrentar carros como Audi A5 (4,62 m), BMW Série 3 (4,58 m), e Alfa Romeo GT (4,48 m). A capacidade de seu porta-malas continua sendo de 310 litros.

Como era de se esperar, a sua gama de motores é bem parecida com a do SportCoupé. Serão seis opções de motor para o consumidor: dois ?turbodiesel? com quatro cilindros e os outros a gasolina. Estes, por sinal, terão duas configurações quatro cilindros e outras duas com seis cilindros. Em números, isso significa que o CLC poderá ter de 122 a 272 cv.

Informa ainda a montadora que o motor 1.8 l a gasolina, também utilizado pelo seu antecessor, passou por ajustes em seus pistões, compressor e gerenciamento eletrônico, ganhando cavalos extra. Este conjunto (oferecido na versão 200K) desenvolve agora 184 cv e está 10,8% mais econômico.

Segundo a montadora alemã, o consumo de combustível, com câmbio manual, em trânsito rodoviário é superior a 12 km/l. A aceleração de 0 a 100 km é feita em 8,6 segundos. Todos os modelos trazem de série câmbio mecânico de seis marchas. Porém, para as configurações de quatro cilindros, há como opcional caixa automática de cinco marchas e, para as de seis cilindros, o câmbio 7G-Tronic.

O CLC é equipado com controle eletrônico de estabilidade (ESP), sensores de chuva e de luminosidade, seis air bags (opcionalmente podem receber mais duas bolsas laterais traseiras), rodas de 18 polegadas e volante multifuncional com controles do som. O seu sistema de áudio é novo e está disponível em três modelos: ?Audio 20?, ?Audio 50? e ?Comand APS?. O lançamento oficial do CLC deve ocorrer em maio deste ano, de modo que o mercado europeu receberá as primeiras unidades do modelo ainda este ano. Entretanto, não há previsão da comercialização do modelo no Brasil. 

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