Seu estilo foi inspirado no conceitual Vision B, mas abandonou as linhas futuristas do protótipo para ficar mais semelhante ao Classe A. Visto de frente fica fácil confundir o novo modelo de seu irmão menor. Os faróis têm o mesmo formato de gota, mas a grade do radiador e a entrada de ar estão maiores. Também
o capô ficou mais baixo. A principal diferença está na parte lateral, uma vez que o Classe B é maior que o Classe A: são 4,27 metros ante 3,83 m do modelo de entrada da M-Benz. Na traseira, as linhas do novo carro são conservadoras, mas ainda assim chamam a atenção.
no compartimento. Assim, além de garantir mais espaço interno, o recurso também aprimora a segurança. Outros itens de segurança de destaque são os ?airbags? para ocupantes da frente e de trás, faróis de xenônio direcionados (opcional), direção eletrônica e amortecedores seletivos (equipamento herdado do Classe A).
Os bancos traseiros podem ser removidos e, como opcional, a marca alemã também disponibiliza a possibilidade de remoção do assento do passageiro dianteiro. Com isso, a capacidade de carga do Classe B sobe de 544 litros para 2.245 litros. Entre os itens de série que garantem o conforto dos ocupantes, estão ar-condicionado, volante multifunção, apoio para os braços e acabamento de alumínio no console central e painéis das portas. A lista de opcionais inclui ar-condicionado automático e assentos dianteiros com ajustes elétricos, sistema de navegação por rádio e teto solar panorâmico.
Dentre a gama de motores previstos pela marca – quatro cilindros na sua maioria – há opções variando de 95 cv a 193 cv de potência, que podem ser completados por câmbio mecânico de cinco velocidades ou automático de quatro velocidades. Data de estréia mundial: Salão de Genebra 2005.