Na Alemanha, a M-Benz apresentou recentemente um protótipo que reúne as tecnologias mais avançadas na área de segurança veicular.
Chamado pela montadora de ESV (Experimental Safety Vehicle, veículo experimental de segurança), o carro usa como base o modelo Mercedes Classe S400 Hybrid.
E foi uma das atrações do Enhanced Safety of Vehicles (ESV) Conference, que aconteceu semana passada, em Stuttgart. Equipado com tecnologias inovadoras, o ESF tem, por exemplo, um freio auxiliar, que fica sob o assoalho do veículo, chamado de “Braking Bag”.
Assim que o sistema identifica que um impacto será inevitável, o freio auxiliar é acionado imediatamente antes da batida, ajudando o carro a entrar em atrito com o asfalto e manter sua estabilidade. A aceleração do veículo ajuda a aumentar o atrito e, por consequência, a desacelerar o veículo antes do acidente.
Para garantir ainda mais estabilidade ao veículo, o ESF tem uma estrutura metálica, atrás das portas laterais, que é inflada por um gás, acionado em frações de segundos por sensores espalhados pelo veículo.
Em caso de colisão lateral, o ESF também preserva a integridade dos ocupantes pelo sistema “Pre-Safe Pulse”, que reduz as forças aplicadas sobre o corpo dos passageiros, movimentando-os para o centro do veículo como uma medida de precaução.
Com a segurança automotiva sendo levada cada vez mais a sério, a tecnologia de comunicação entre carros, considerada uma tendência para o futuro, também faz parte do projeto. Utilizando redes sem fio e sinais de rádio-frequência, o carro pode receber e transmitir alertas de acidentes na estrada para evitar e prevenir acidentes.
Internamente, sensores antecipam a batida e movem os ocupantes do banco traseiro em direção ao centro da cabine. A lista ainda contém “airbags” acoplados aos cintos de segurança, que minimizam danos aos passageiros numa batida, e bolsas infláveis localizadas na altura das cabeças entre os ocupantes da primeira fileira, e sistema de iluminação em LED capaz de identificar pedestres e situações de perigo durante a noite.
É a indústria investindo na segurança automotiva, levada cada vez mais a sério pelas autoridades e pelo consumidor. Por isso é o ESF da Mercedes vem repleto de equipamentos de segurança ativa e passiva ainda inéditos no mercado.