Depois da apresentação à imprensa do ML 320 CDI tivemos oportunidade de avaliar o comportamento do utilitário esportivo na pista de testes da M-Benz, na chácara da montadora em Campinas (SP).
Equipado com motor a diesel, de 3.2 litros, de 6 cilindros em V, bloco em alumínio, turbo de pressão variável e resfriador de ar, que desenvolve 224 cv de potência a 3.800 rpm e conta com 52 quilos de torque a 2.800 rpm, o utilitário alemão surpreende pelo desempenho. Mesmo sendo um propulsor diesel, é suave e pouco ruidoso. Entre os itens de série: suspensões independentes, com triângulos em alumínio na dianteira, freios a disco nas 4 rodas, ABS, tração nas 4 rodas permanente, etc.
Acoplada ao motor tem uma caixa automática 7G-Tronic, operada eletronicamente através de alavanca de marchas posicionada próxima ao volante, sistema denominado Direct Select. É simples, apenas com N (neutro), D (drive), P (park) e o R, da ré. A partir daí, as marchas podem ser trocadas esportivamente nas aletas atrás do volante.
Essa transmissão trabalha em perfeita harmonia com o motor V6 de 3.2 litros com turbo de pressão variável, ?intercooler? e injeção ?common-rail?. Após o ?test-drive? na pista da M-Benz, uma certeza: é um motor a diesel com desempenho de gasolina. Para se ter uma idéia de quanto seu desempenho é bom, o ML 320 a diesel acelera de 0 a 100 km/h em 8,6 segundos. No item consumo, ponto para a versão diesel. O novo SUV faz 7.8 km/l na cidade e 12.8 km/l na estrada. Além disso, o diesel custa mais barato que a gasolina. E é com esses números que a Mercedes pretende ganhar os consumidores.
Para enfrentar duras trilhas, o ML 320 conta com tração permanente nas quatro rodas (4 ETS) e incorpora funções adicionais com o DSR (Regulagem de velocidade em descidas íngremes). Ou seja, numa descida muito forte, o motorista ?imbica? o carro para baixo, tira o pé do acelerador e do freio, e deixa que o sistema tome conta da situação. Em resumo, é o sistema que freia para o motorista. Ele apenas controla a direção. Para quem não está acostumado é complicado confiar no sistema. O condutor acaba freando, o que não é nada bom. Na verdade, só na segunda vez o motorista deixa por conta do próprio carro a descida.
Além disso, conta com freios a disco nas quatro rodas, ABS, rodas de alumínio de liga leve e largos pneus 255/50 aro 19, airbags de dois estágios para motorista e passageiro da dianteira, ?sidebags?, ?windowsbags? e Pre-Safe ? quando um acidente está para acontecer, o sistema prepara o carro e ocupantes para a batida. Além disso, fecha o teto solar se houver risco de capotamento. O ML 320 CDI enfrenta qualquer terreno com tranqüilidade (fotos). Só depende da coragem do motorista. (BN)
Ficha técnica
Motor: Dianteiro, V6, diesel, 3.2 litros
Válvulas: 4 válvulas por cilindro
Cilindrada: 2.987cm3
Diâmetro x Curso: 83 x 92 mm
Potência máxima: 224 cv a 3.800 rpm
Torque máximo: 52 mkgf de 1.600 a 2.800 rpm
Taxa de compressão: 17,7:1
Alimentação: turbodiesel, injeção direta tipo common-rail
Transmissão: automática, 7G-Tronic
Tração: permanente nas 4 rodas com distribuição 50/50 nos eixos
Suspensão dianteira: Independente, braços duplos, anti-dive, molas helicoidais,
amortecedores a gás, barra estabilizadora
Suspensão traseira: Independente, four-link, anti-dive, anti-squat, molas helicoidais, amortecedores a gás, barra estabilizadora
Freios: Disco ventilado nas quatro rodas, freio de estacionamento operado por pedal e atuante nas rodas traseiras, ABS, Brake Assist, ESP, 4ETS
Rodas: 8,0J x 19 ET 60
Pneus: 255/50 R19
Dimensões/pesos/capacidades
Entreeixos: 2,91 metros
Comprimento: 4,78 metros
Largura: 1,91 metros
Altura: 1,81 metros
Peso em ordem de marcha: 2.185 kg
Carga útil: 645 kg
Peso bruto total: 2.830 kg
Porta-malas: 500 – 2050 litros
Tanque/reserva: 95 litros / 13 litros
Desempenho
Aceleração de 0 a 100 km/h: 8,6 segundos
Velocidade máxima: 215 km/h
Consumo médio: 10,64 km/l
Preço: R$ 289.900,00 (ref. junho de 2008).