O "design" da nova Classe R expressa seu caráter dinâmico e seguro. A frente é dominada pela grade de radiador cujas longas aberturas horizontais simbolizam força e energia – atributos que caracterizam mais do que um elemento de design. A linha de teto em arco permite um elo suave entre a coluna A e a coluna D, proporcionando uma silhueta tipo cupê.
A potência de seu motor de 306 cavalos sinaliza claramente do que a nova Classe R é capaz em termos de dinamismo e condução. Embaixo do capô do R 500, o potente motor V8 impulsiona o modelo de 0 a 100 km/h em somente 6,9 segundos na versão normal ou 7,0 segundos na versão longa e até uma velocidade máxima de 240 km/h em ambas as versões, segundo dados da montadora. O motor é acompanhado pela transmissão automática de sete marchas 7G-Tronic com "Direct Select".
Com tração permanente nas quatro rodas, o sistema de tração 4ETS controlado eletronicamente e o ESP aliam-se para oferecer máxima segurança na condução e manter a nova Classe R na estrada, mesmo que esta esteja em péssimas condições.
O novo "crossover" Mercedes Classe R chegará ao mercado nacional entre o fim de maio e o início de junho, apenas na versão R500 com o pacote Sport, que traz detalhes cromados na parte externa, rodas de 19 polegadas e acabamento interno de alumínio. Equipada com motor 5.0 V8, de 306 cv, o carro vai da imobilidade a 100 km/h em 6,9 segundos e atinge a velocidade máxima de 240 km/h segundo a montadora. Embora o preço ainda não esteja confirmado, fontes de mercado estimam que o modelo deverá ser oferecido por R$ 420 mil. (BN)