Na Europa, a Mercedes-Benz apresentou o Classe A remodelado, a exemplo do que havia feito com o Classe B há algumas semanas. O compacto alemão está de cara nova e ficou mais econômico que a geração anterior segundo a montadora alemã.
São novos os pára-choques, os faróis, as lanternas e a grade. Há também novas opções de tecido e detalhes de alumínio no painel. As lanternas ganharam desenho mais limpo, enquanto os retrovisores e frisos laterais também receberam modificações. A grade frontal, dependendo da versão traz o logotipo da marca alemã em destaque.
Os espelhos retrovisores externos ficaram maiores e as maçanetas das portas agora são pintadas na cor da carroceria em todas as versões. Internamente, novas padronagens para bancos e forrações, além da opção de escolha de acabamentos dos frisos internos em madeira ou alumínio.
No interior os ocupantes encontram maiores dimensões e consequentemente mais espaço para todos. O Classe A está disponível nos acabamentos Classic, Avantgarde e Elegance, em oito versões, com motores a diesel ou gasolina.
De acordo com a Mercedes-Benz, a versão 150 BlueEfficiency chega a fazer 22 km/l de combustível, e rende 95 cavalos de potência, graças à eficientes sistemas de economia, como o de desligamento do motor em breves paradas no trânsito, além de pneus de baixa resistência à rolagem e melhorias aerodinâmicas.
Sua apresentação oficial está marcada para o Salão do Automóvel de Leipzig, na Alemanha, que será aberto ao público nesta quinta-feira, dia 3 de abril. O modelo 2009 do Mercedes-Benz Classe A chegará às revendas européias e americanas no começo do próximo semestre.