Mercedes-Benz mostra novo cupê CL

ja74a130706.jpgCarros bonitos, quando saem de linha, costumam deixam saudades. Mas não é o caso do belíssimo cupê CL, da M-Benz, não fosse a nova geração que o sucede ser tão bonita. E ainda mais moderna.

Para começar, o novo cupê CL abandonou de vez os faróis duplos, ovalados, por um conjunto único, que deve servir de inspiração para os futuros modelos da marca, a exemplo do que acontece com o Classe S, modelo mais sofisticado da linha M-Benz.

Sob o capô, há duas opções de motorização. A primeira é um V8 de 5.461 cm³, com quatro válvulas por cilindro, 388 cv a 6.000 rpm e 54 kgm de torque de 2.800 a 4.800 rpm, o que representa, respectivamente, um ganho de 26% de potência e 15% de torque em relação ao motor anterior. Com essa verdadeira usina de força, o novo CL chega aos 100 km/h em 5,4s, contra 6,3s do modelo anterior.

A segunda opção é um V12 de 5.513 cm³, aparentemente maior que o V8, e bem mais potente em razão dos dois turbos empurrando mais ar para seu interior: são 517 cv (17 cv a mais) a 5.000 rpm e 84,6 kgm (!) de 1.900 rpm a 3.500 rpm, uma usina de força que leva o novo cupê, da imobilidade a 100 km/h, em 4,6s. Ele consegue fazer tudo isso e ainda ser mais econômico que o V12 anterior. Levemente, mas consegue.

ja74b130706.jpgCuriosamente, apenas o motor V8 é equipado com o excelente câmbio 7 G-Tronic, automático de sete marchas. O que impressiona neste cupê é seu entre-eixos, de 2,96 m, maior que o comprimento total de muitos carros europeus. E ele só tem quatro lugares. Em relação ao modelo que substitui, o novo CL está 7,5 cm mais longo, 1,4 cm mais largo e 2 cm mais alto. O porta-malas, que era de 450 litros, cresceu para 490 l.

Em termos de segurança, o sistema "Pre-Safe" leva a chamada segurança passiva, ou seja, aquela que só diminui as conseqüências de um acidente, a um estágio quase ativo. Sistema de sensores dianteiros detecta a iminência de uma colisão frontal e freia o carro sozinho, usando até 40% da força do sistema. Além disso, ele move o banco do passageiro ao ponto em que os cintos e os "airbags" serão mais efetivos e fecha as janelas e o teto solar caso uma capotagem seja iminente.

Com início das vendas previsto para o último quadrimestre do ano na Europa e nos EUA, o novo CL da M-Benz deve chegar ao mercado brasileiro em 2007.

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