No ano em que o mercado brasileiro de caminhões alcançou seu recorde histórico de vendas, chegando a 100.000 unidades comercializadas, a Mercedes-Benz do Brasil mantém a liderança no mercado interno. A empresa também confirma sua liderança histórica na comercialização de ônibus no País.
A Mercedes-Benz encerrará o ano com mais de 31 mil caminhões vendidos, o que significa a liderança de mercado, com 31% de participação. Esse volume é baseado no critério do Denatran, Departamento Nacional de Trânsito, que classifica os veículos acima de 3,5 toneladas de peso bruto total (PBT) como caminhão.
Este resultado deve-se principalmente ao desempenho de vendas dos caminhões pesados da empresa, que manteve a inédita liderança contínua durante todos os meses do ano. Entre janeiro e novembro, comercializou 7.390 unidades, o que representa 25% de participação neste segmento.
Liderança histórica em ônibus
Com a liderança histórica no setor de ônibus, a Mercedes-Benz fechará o ano com um volume de mais de 12 mil unidades e 52% de participação. O mercado brasileiro deverá comercializar 24.100 unidades em 2007, estabelecendo um novo recorde de vendas. Atualmente, dos cerca de 400.000 veículos da frota circulante, 70% são Mercedes-Benz. Ou seja, de cada 10 ônibus em circulação no Brasil, 7 são da marca.
O crescimento do mercado de ônibus foi favorecido por diversos fatores este ano, como a redução das taxas de juros, a redução de ICMS no Rio de Janeiro e a renovação e ampliação de frota em grandes capitais e regiões metropolitanas. A Mercedes-Benz respondeu a essa maior demanda, realizando vendas expressivas para cidades como o Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte.
De acordo com Gero Herrmann, presidente da Mercedes-Benz do Brasil, os resultados de vendas e a manutenção da liderança de mercado são conseqüências da determinação da empresa pela geração constante de novas soluções e tecnologias e pela busca da excelência dos clientes. ?O desempenho da Mercedes-Benz no ano, especialmente em caminhões pesados, reflete também a estabilidade econômica e o crescimento do País?, diz Herrmann.
Destaque em caminhões pesados
A consolidação, neste ano, da liderança da Mercedes-Benz no mercado interno de caminhões pesados, segmento que mais reflete o desenvolvimento econômico do País, é resultado do sucesso da linha Axor junto aos clientes. Desde o seu lançamento, em 2005, esses caminhões vêm mostrando-se cada vez mais eficientes e rentáveis, principalmente para clientes que atuam em grandes obras da construção civil, mineração, agronegócios, cana-de-açúcar e soja, setores em crescimento no País.
Alguns modelos pesados da marca vêm se destacando no mercado, ganhando preferência cada vez maior dos clientes. Entre janeiro e novembro deste ano, o Axor 2540 foi o mais vendido do País entre os caminhões pesados rodoviários acima de 330 cv, com 1.926 unidades, o que representa um crescimento de 154% em relação às vendas deste modelo em 2006. No mesmo período, no segmento fora-de-estrada, foram comercializadas 776 unidades do Axor 3340, cerca de 70% de aumento de vendas em relação ao ano passado.