Apenas um pequeno número de automóveis conseguiu, ao longo dos anos, manter a juventude, eternizando o “design” de uma carroceria ou as inovações tecnológicas. O cupê Mercedes-Benz 300 SL, que completa 50 anos, é um dos mais lendários integrantes desse grupo de elite. A marca apresentou seu então novo automóvel esportivo em fevereiro de 1954, no Salão do Automóvel de Nova York e, ao fazê-lo, deu início à história de um verdadeiro ícone do mundo automotivo.
Com sua carroceria achatada, o 300 SL manteve a atualidade até mesmo quando o milênio chegava ao fim, e foi eleito o “Carro Esportivo do Século”, em 1999. As portas do tipo “asa de gaivota” eram a marca registrada do esportivo. Elas abriam para cima, na vertical, proporcionando ao modelo um toque essencial de inspiração antes de revelar a parte interna do automóvel.
A história do 300 SL está diretamente ligada à vida de um influente admirador. Foi o importador americano Maximilian E. Hoffman que pediu à Mercedes-Benz para construir um carro de rua à imagem de seu cupê de competição. A empresa resolveu atender ao pedido de Hoffman e a produção do modelo iniciou-se em 1954. Ao todo, apenas 1.400 unidades do Mercedes-Benz 300 SL foram montadas até 1957, quando o último cupê foi produzido.
Das pistas para a rua
O Mercedes-Benz 300 SL foi inicialmente concebido como um carro esportivo de competição e construído com essa finalidade. Em 1952, o cupê arrebatou um impressionante recorde de sucessos nas principais corridas da época. Nas 24 Horas de Le Mans, por exemplo, o 300 SL apresentou um desempenho excepcional e conquistou os dois primeiros lugares no pódio.
No GP de Nürburgring, mais uma vez o modelo dominou a competição, cruzando a linha de chegada nas três primeiras posições. O novo esportivo de competição da M-Benz também arrebatou a vitória na Corrida Pan-Americana, no México. Embora inicialmente não houvesse planos de colocar o 300 SL na produção em série, os executivos do conselho da M-Benz mantinham em mente as palavras de Maximilian (“Maxi”) Hoffman.
O importador oficial dos carros Mercedes-Benz na América fez uma campanha incansável por um carro esportivo para oferecer à sua rica clientela, e o 300 SL encaixava-se em seus desejos com perfeição. Depois de longas reuniões, foi dado o sinal verde para a produção em série do automóvel de rua 300 SL, bem como um esportivo conversível, o 190 SL. As primeiras unidades do 300 SL foram vendidas na Europa em 1954, enquanto Maxi Hoffman recebeu o carro de seu primeiro cliente em março de 1955. Um total de 1.400 “asas de gaivota” saíram da linha de produção, e cerca de 1.100 unidades desse total foram exportadas para os EUA.