A Mercedes-Benz promete dar um refresco para os motoristas de ônibus deste nosso Brasil. Neste mês, a montadora alemã apresentou o ACC, piloto automático adaptativo para os ônibus rodoviários. Esse sistema de segurança, por meio de sensores na dianteira, ajuda o motorista a manter o ônibus numa distância segura em relação ao veículo que vai à frente. Se o condutor não reagir, o sistema entra em ação, freando ou acelerando automaticamente o veículo para evitar o impacto.
O ACC acelera e freia automaticamente e se desabilita a uma velocidade menor que 15 km/h. Independentemente da ativação do ACC, o motorista tem total autonomia para acelerar ou frear, bastando usar os pedais para isso. Ou seja, o condutor tem sempre o domínio do veículo.
Esse equipamento vai mais além do que um piloto automático convencional, que mantém uma velocidade constante do veículo conforme determinado pelo motorista, proporcionando redução do consumo e diminuição do estresse do condutor.
”O piloto automático adaptativo reduz o risco de acidentes, trazendo mais segurança para os passageiros, os motoristas e os outros veículos da via“, ressalta Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing de Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. ”Graças à atuação de sensores, esse avançado sistema identifica os veículos à frente a partir de 200 metros, mesmo numa situação de neblina, vantagem muito importante nas estações frias do ano, aumentando a segurança e conforto nas estradas. Além disso, pelo fato de atuar automaticamente, o ACC alivia o estresse do motorista, que pode se concentrar mais à condução e ao tráfego“.
”A introdução do ACC nos nossos ônibus rodoviários O 500 representa um importante passo da nossa empresa no rumo do ônibus autônomo com sistemas ativos de segurança no Brasil“, afirma Walter Barbosa. ”Estamos antecipando uma tecnologia já presente no inovador Future Bus Mercedes-Benz na Europa, que demonstrou sua eficiência e confiabilidade em trechos de circuito fechado de BRT na Holanda. Ou seja, radares, sensores, câmeras, sistema de navegação GPS controlado por satélite e conectividade, elementos do Future Bus, naturalmente serão a referência para o desenvolvimento e operação do nosso futuro ônibus autônomo aqui no Brasil. Temos conhecimento e ampla experiência para isso“.
Teste
Para mostrar como o ACC funciona na prática, a Mercedes convidou jornalistas para uma voltinha na região da sua fábrica, em São Bernardo do Campo. E é realmente impressionante a eficiência do piloto automático adaptativo. Com uma tela e câmeras que mostravam os pedais do ônibus, nós pudemos acompanhar ao vivo o funcionamento do sistema. A partir de 15 km/h, o ACC entra em ação e o motorista pode se concentrar única e exclusivamente na direção do veículo. Se um veículo entrar na frente do ônibus inesperadamente, o piloto automático aciona o freio sem a necessidade de intervenção do motorista. Um equipamento que amplia a segurança nas viagens rodoviárias.