O utilitário esportivo Classe M, da Mercedes-Benz, acaba de ganhar mudanças de estilo em sua linha 2009. Logotipo de grandes dimensões, como o visto nos Classe C, se destaca em sua nova grade dianteira, e novos faróis invadem seu pára-choque, que também ganhou novo desenho. Lateralmente, retrovisores com pisca-alerta integrado enquanto a traseira recebeu novo pára-choque e lanternas. A ML63 AMG foi ainda mais longe e passou a ser a SUV mais potente do segmento, com 517 cv.
Internamente, novas cores de forrações, com dois tons e o novo volante de quatro raios reúne o controle de diversas funções. Quanto à segurança, itens presentes em outros modelos da montadora alemã foram agregados ao novo Classe M, como o sistema Pre-Safe de freios, que faz as lâmpadas piscarem intermitentemente em frenagens de emergência, bem como o "Neck-Pro" que evita danos à coluna cervical em colisões traseiras. Foram integrados também sistema viva-voz Bluetooth e conexão para iPod.
Para o mercado europeu são disponibilizados cinco motores, entre 192 e 393 cv, para os modelos "normais". Para a versão AMG, foi adotado o aclamado motor 6.3l V8 AMG, com 517 cv e 64,2 kgfm de torque. Essa receita faz o SUV ir de zero a 100 km/h em 5 segundos, além de chegar à máxima limitada de 250 km/h. A transmissão em todos é automática de sete velocidades 7G Tronic.
E sua tração nas quatro rodas, permanente, trabalha em conjunto com o câmbio SpeedShift 7G-Tronic AMG. Ela também ganhou um sistema de regulagem de altura por ar, disponível somente na versão AMG. Há opção ainda de navegador, iluminação por "leds" e sistema de som Harman Kardon Logic 7, bem como um "kit" que pode fazer o "design" exterior ficar ainda mais esportivo.
De fato, a Mercedes-Benz deu um banho de loja no jipão ML. Até o momento, a Mercedes-Benz do Brasil não se manifestou sobre a possibilidade de comercialização deste novo modelo em nosso país.