Mégane 2.0 16V é um elegante sedã

ja21.jpgConcessionárias Renault de todo o Brasil comercializam o novo Mégane equipado com motor 2.0 16V, de 138 cv de potência. Disponível em uma única versão de acabamento, Dynamique, o novo Renault Mégane 2.0 16V é o primeiro automóvel do segmento de sedãs médios produzidos no país a oferecer uma opção equipada com câmbio manual de seis marchas, além da transmissão automática "Proactive" de quatro velocidades com opção de troca seqüencial de marcha.

A chegada do modelo Dynamique 2.0 16V completou a gama de versões do novo Renault Mégane, que é oferecido ainda na motorização 1.6 16V Hi-Flex (bicombustível) nas opções de acabamento Expression e Dynamique.

ja23.jpgA exemplo do que aconteceu quando do lançamento do modelo 1.6 16V Hi-Flex, a versão Dynamique é equipada com o motor 2.0 16V e conta com equipamentos e tecnologias até então exclusivas dos veículos do segmento de sedãs médios produzidos no Brasil, tais como: cartão eletrônico que substitui a chave, acionamento do motor por meio de botão "start/stop" localizado no console central, do sistema eletrônico com a arquitetura multiplexagem e câmbio manual de seis marchas.

O motor 2.0 16V que equipa o Mégane Dynamique se destaca pela generosa distribuição de torque em qualquer faixa de rotação – um dos muitos benefícios gerados pelo comando de válvulas variável. Equipado com este propulsor, o novo Mégane com câmbio manual de seis marchas acelera de 0 a 100 km/h em 9,8 segundos e atinge a velocidade máxima de 200 km/h, segundo a montadora francesa. Os níveis de consumo de combustível também merecem destaque, ao apresentar médias de até 10,5 km/l no consumo urbano e de até 16,5 km/l no ciclo rodoviário.

ja22.jpgEsses índices de consumo, aliados ao tanque de combustível com capacidade para armazenar 60 litros, permitem a este modelo uma excelente autonomia, como é desejável em um veículo de sua categoria.

A versão equipada com o câmbio automático "Proactive" atinge 197 km/h de velocidade máxima e sai da inércia a 100 km/h em 11,5 segundos. O novo Mégane 2.0 16V consome até 10,1 km/l na cidade e 16,1 km/l na estrada.

Disponível apenas na versão topo de linha (Dynamique) e com preço sugerido de R$ 65.990,00 (câmbio manual) e de R$ 71.820,00 (automático). O modelo 2.0 16V do novo Renault Mégane conta com um completo pacote de equipamentos de série, conferindo ao veículo uma excelente relação custo x benefício. (BN)

Olho clínico

ja31.jpgTopo de linha, a versão Dynamique do novo Mégane 2.0 16V avaliada pelo Jornal do Automóvel, usou somente gasolina. Aproveitamos a oportunidade que nos foi oferecida pela Renault e rodamos com seu elegante sedã pela BR-277 rumo ao litoral, com rápida passagem por Morretes e subida rumo à capital pela Serra da Graciosa.

Apesar de ter sido lançado no inicio do ano, o novo Mégane ainda chama a atenção dos transeuntes por onde passa. Avaliado em circuito urbano e rodoviário, o Mégane 2.0 16V mostrou-se um automóvel confiável e gostoso de dirigir, além de apresentar desempenho excepcional.

ja33.jpgO Mégane 2.0 16V é uma versão mais empolgante que a 1.6. Seu câmbio automático, de quatro marchas (o manual, de seis marchas também está disponível), está acoplado a um propulsor de 1.998 cilindradas de 138 cavalos e 19,3 kgfm a 3.750 rpm. De acordo com a Renault, o Mégane 2.0 16V atinge os 100 km/h em 11,5 segundos, e sua velocidade máxima, durante testes, chegou a 200 km/h.

Entre Morretes e Curitiba, conduzimos o sedã por cerca de 70 quilômetros. Primeiro, passamos por região serrana, marcada por curvas, onde o sedã mostrou estabilidade aliada a respostas rápidas e silêncio interno. Nesta fase, a função seqüencial do câmbio auxiliou a dirigibilidade.

ja32.jpgAs respostas rápidas resultaram do fato de que 90% do torque é alcançado a 3.750 rpm. De acordo com a montadora francesa instalada em São José dos Pinhais, o câmbio automático se adapta à maneira de dirigir do motorista. E com um toque mais pesado no pedal do acelerador, ele reduz rapidamente a marcha, facilitando as ultrapassagens. Outro ponto alto do recurso é a aptidão para promover mudanças de marchas sem trancos.

No topo da linha, Dynamique, as rodas são de liga-leve e medem 16 polegadas. O Mégane Sedan tem 4,49 metros de comprimento, 1,77 m de largura e 1,46 m de altura. A distância entre-eixos, de 2,68 metros, é pouco inferior a do Vectra. Por isso, os ocupantes, principalmente os traseiros, encontram um interior confortável e espaçoso, que prima pelo bom acabamento. O sistema de acionamento do motor é feito por intermédio de cartão. Para ligar o Mégane, basta inserir o cartão numa abertura do painel, apertar o pedal da embreagem e, ao mesmo tempo, o botão de ignição. Peculiar também é o formato do freio de mão, semelhante a um manete de avião. Enfim, é um carro que gostaria de ter e até recomendá-lo a um amigo. (BN)

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