Com o lançamento das novas versões do Classe C com motor CGI  (Charged Gasoline Injection), de injeção direta de combustível, a Mercedes Benz  está oferecendo um sedã que privilegia a economia de combustível e a redução de emissões de poluentes.

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Basta olhar o sedã por fora para identificar a nova linha Classe C. Os emblemas com a inscrição CGI e BlueEfficiency fixados a tampa do porta-malas e sobre o pára-lamas dianteiro indicam que se trata de modelo equipado com nova motorização.

Fora isso, o sedã continua o mesmo em termos de acabamentos e segue com a mesma farta lista de itens de série. Tanto a versão C180 (avaliada) quanto o C200 são equipadas com seis “airbags” (frontais, laterais e nas janelas), freios com ABS, limitador de velocidade, controle de velocidade de cruzeiro, ar-condicionado de duas zonas independentes de climatização, direção com assistência elétrica e rádio com CD player e conectividade Bluetooth.

Os espelhos retrovisores externos, por exemplo, foram redesenhados para diminuir o coeficiente de arrasto aerodinâmico. Outra novidade é a nova aerodinâmica das venezianas internas da grade do radiador.

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Além disso, os pneus foram redimensionados e possuem menor resistência de rodagem. Para controlar o consumo, o painel de instrumentos tem um medidor instantâneo de combustível de fácil visualização. 

Sob o capô, os dois sedãs escondem o novo motor CGI de quatro cilindros de 1.8 litro, com turboalimentação. O motor que equipa o C180 entrega 156 cv de potência, enquanto que na versão C200 entrega 184 cv.

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Na cabine o que não falta é conforto. A posição de dirigir é ergonômica e tanto o volante como o assento possuem várias opções de ajustes. E os comandos do painel e do ar-condicionado ficam ao alcance das mãos.

Durante a avaliação do Classe C 180 CGI, na rodovia Padre Manuel da Nóbrega (SP), sob chuva constante, destacaram-se o baixo nível de ruído do conjunto mecânico, mesmo durante as acelerações mais fortes, e o rápido ganho de velocidade.

Nas curvas mais acentuadas, o C180 se manteve firme, sem pregar sustos. E mesmo pisando forte no pedal do acelerador, o nível de ruído do motor não incomodou quem estava na cabine. A Mercedes garante que o C180 vai de 0 (zero) a 100 km/h em 9 segundos.

As trocas de marcha são feitas de maneira suave. Durante a avaliação entre São Paulo e Peruibe (no litoral paulista), o consumo do C180 foi de 12,1 km/l (na medição oficial, os números são de 14,3 km). Na prática, a diferença de estar ao volante da versão de entrada (R$ 114.900) ou do sedã mais caro (C 63 AMG-US$ 201.900), vai depender da poupança ou da conta bancária de cada um.