No Salão de Frankfurt 2007, na Alemanha, um protótipo que reúne o melhor do glamour e da sofisticação da Mercedes-Benz foi apresentado ao público.

continua após a publicidade

Trata-se do F700, um sedã conceitual de quatro portas e dimensões bastante largas – são 5,17 metros de comprimento e 3,45 m de distância entre-eixos.

Verdadeiro sonho de consumo e de Natal, quem sabe. Com carroceria de quatro portas laterais. A traseira direita se abre ao contrário para facilitar o acesso. Por dentro há quatro assentos individuais, sendo que o traseiro direito oferece diversas possibilidades de ajuste.

Basta o lugar do passageiro do banco da frente estar livre para rebatê-lo para ser possível colocar um objeto como uma cama no lugar. Também é possível viajar de costas para o sentido do veículo. E a porta traseira do lado direito se abre no sentido inverso – como no Rolls-Royce Phantom.

continua após a publicidade

O ar esportivo do F700 se une também a um requinte que beira o surreal. O modelo tem acabamento interno de altíssimo luxo – com madeira nobre, aço acetinado e couro de alta qualidade -, além de soluções nada convencionais.

Ainda no habitáculo, um painel único integra quadro de instrumentos, computador de bordo, GPS, entre muitos outros equipamentos. Um deles é o sistema chamado Servo-HMI, que funciona como um assistente virtual: uma imagem de mulher no painel informa o motorista sobre o trajeto e avisa sobre “e-mails” e ligações recebidas no celular. Coisas que só encontramos em carros-conceitos.

continua após a publicidade

Há ainda apetrechos tecnológicos inéditos, como a suspensão Pre-Scan, que avalia as condições do piso antes que as rodas avancem (seria bem útil nas ruas brasileiras), e o motor 1.8 com tecnologia DiesOtto, com partida que pode ser realizada por compressão.

São 238 cv (cavalos) de potência e transmissão automática de sete velocidades do tipo 7-Tronic. Dados de fábrica alemã informam que o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 7,5 segundos e chega a uma velocidade máxima de 200 km/h.

O Mercedes F700 ainda não possui preço, nem previsão de chegar ao mercado. Mas é o sonho de quem gosta de um carro luxuoso, confortável e com tecnologia de primeira. Como qualquer menino, sonhar não é pecado, principalmente nesta época de Natal.

E nós bem que gostaríamos de acordar no dia 25 com um carro desses em nossa garagem. Tenho certeza de que meus vizinhos e amigos iriam morrer de inveja. Quem sabe mais uma vez o milagre do Natal se realize. Quem sabe… Feliz Natal!